Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

TVE premeia filme de João Canijo

Os prémios oficiais da 59.ª edição do festival de cinema de San Sebastián, em Espanha, só serão divulgados no sábado mas ‘Sangue do Meu Sangue’, do português João Canijo, já se pode considerar vencedor, pois recebeu esta quinta-feira uma menção honrosa do prémio ‘Outro Olhar’, atribuído pela TVE, a televisão pública espanhola, entre vários filmes de todas as secções do certame.
23 de Setembro de 2011 às 01:00
João Canijo diz que este "talvez seja o seu melhor filme" e parece ter agradado: a TVE atribuiu-lhe uma menção honrosa pela forma como retrata o mundo feminino
João Canijo diz que este 'talvez seja o seu melhor filme' e parece ter agradado: a TVE atribuiu-lhe uma menção honrosa pela forma como retrata o mundo feminino FOTO: Pedro Catarino

Foi uma notícia recebida com alegria por João Canijo. “Este é o reconhecimento que me é mais caro, até porque considero ser talvez este o meu melhor filme. Pelo menos é aquele que é mais próximo daquilo que eu queria fazer. Por isso mesmo, este reconhecimento deixa-me muito contente.”

Vale a pena referir que este foi um prémio atribuído a filmes que relacionem temas “do universo feminino”, um mundo que, segundo esclarecem as regras do prémio, “nem sempre é fácil de se exprimir”.

Seguramente, esta distinção premeia também a enorme entrega de Rita Blanco no papel de uma mãe solteira que tenta proteger a sua filha (Cleia Almeida) de um segredo devastador. Ao mesmo, a irmã (Anabela Moreira) acaba por pagar com o corpo a salvação do sobrinho diante um ajuste de contas com traficantes de droga.

O grande vencedor do prémio ‘Outro Olhar’ acabou por ser o filme iraniano ‘A Separação’, de Asghar Farhadi, já comprado para Portugal, mas ainda sem data de estreia.

Cultura Cinema 'Sangue do Meu Sangue' João Canijo Festival de Cinema de San Sebastian Rita Blanco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)