Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

‘Twilight’ provoca epilepsia (COM TRAILER)

A cena que está a causar polémica é um dos momentos-chave do novo capítulo da saga ‘Twilight’, já em exibição nas salas: quando Bella (Kristen Stewart) dá à luz, o grande ecrã é preenchido por luzes intensas, que já causaram mal-estar e alguns ataques de epilepsia fotossensível, variante que afecta sobretudo crianças e jovens.

14 de Dezembro de 2011 às 01:00
Luzes fortes em cena de parto já geraram convulsões e desmaios
Luzes fortes em cena de parto já geraram convulsões e desmaios FOTO: direitos reservados

Depois de vários relatos, nos Estados Unidos, de pessoas que se sentiram mal ao verem o filme ‘Amanhecer - Parte I', a produtora Summit Entertainment decidiu emitir um alerta nas bilheteiras dos cinemas de todo o Mundo para evitar novos casos.

O aviso já chegou a Portugal, como é o caso das salas da Zon, que afixaram, nos últimos dias, uma nota informativa: "Os cinemas Zon Lusomundo receberam a informação da produtora do filme ‘Saga Twilight: Amanhecer - Parte I' de que alguns curtos segmentos do filme contêm sequências com luzes intermitentes que podem desencadear crises em pessoas que sofrem de epilepsia fotossensível."

Contactada pelo CM, Irene Luís, da Zon, explicou que a produtora Summit apenas comunicou o aviso depois da estreia do filme e disse não ter conhecimento de espectadores nacionais que se tenham sentido mal.

Porém, houve pelo menos um caso: Leandro Silva, bancário de 23 anos, residente em Vila Nova da Barquinha, perdeu os sentidos no dia 23 de Novembro ao assistir ao filme no Torres Shopping e teve de ser assistido: "Era uma cena em que a personagem estava desmaiada e estavam a tentar reanimá-la. E parecia que estava a viver aquilo", disse Leandro à TVI24.pt.

TWILIGHT FILME CINEMA EPILEPSIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)