Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

UM MUSEU ÚNICO

O próximo dia 18, Dia Internacional dos Museus, foi a data escolhida pela CP Caminhos-de-Ferro Portugueses e pela Câmara de Famalicão para inaugurar o Museu Ferroviário de Lousado, o primeiro do género em todo o País.
11 de Maio de 2003 às 00:00
O novo espaço deverá ocupar um lugar de destaque entre os oito núcleos museológicos existentes de Norte a Sul de Portugal, dando a conhecer ao público alguns dos mais importantes exemplares do vasto espólio ferroviário da CP.
Durante muitos anos, Lousado albergou um núcleo museológico da CP, que ocupava grande parte das antigas instalações oficiais do caminho-de-ferro de Guimarães. Mas a estrutura, situada na estação de Lousado, concelho de Famalicão, no entroncamento da Linha do Minho com a de Guimarães, esteve para encerrar aquando da criação do Museu dos Transportes, no edifício da Alfândega, no Porto, nos anos 90.
Porém, devido à forte pressão exercida pela autarquia e ao empenho da população local, a CP acabou depois por repensar a estratégia de tratamento do seu vasto património, acabando por decidir criar o Museu Ferroviário de Lousado.
DINAMIZAÇÃO
O novo museu é o primeiro e único do género em Portugal e deverá exercer um papel de “liderança” junto dos oito núcleos museológicos do País, situados em Arco de Baúlhe, Bragança, Chaves, Estremoz, Lagos, Macinhata do Vouga, Santarém e Valença.
De acordo com o Vereador da Câmara de Famalicão, Leonel Rocha, "o Museu Ferroviário de Lousado não será um pequeno núcleo museológico, como até agora existia, mas antes um museu dinâmico e atraente, a convidar a visitas frequentes".
A nova estrutura tem já associadas várias medidas de dinamização direccionadas para o público escolar e deverá reunir o espólio de quatro companhias ferroviárias, incluindo exemplares antiquíssimos, como a Locomotiva CFG 6 “Soares Veloso”, datada de 1874, a Locomotiva E144, feita por Henschel & Sohn, em 1931, o guindaste-reboque oficinal, construído pelos Tangye Brothers, em 1875 e a Carruagem C 334, saída das oficinas PPF Porto em 1906.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)