Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Um grande festival também se pode fazer com... silêncio

Quatro dias de iniciativas variadas no Cais do Sodré, Lisboa. A palavra está no centro de toda a iniciativa.
28 de Junho de 2015 às 16:00
Gisela João é uma das vozes do Festival Silêncio
Gisela João é uma das vozes do Festival Silêncio FOTO: Sérgio Lemos
Celebrar a palavra. Esta é a proposta da quinta edição do Festival Silêncio, um evento que decorre no Cais do Sodré (eixo da rua de São Paulo), Lisboa, entre os dias 2 e 5 de julho, afirmando-se como um convite aberto à participação, transdisciplinaridade, inovação, experimentação e criação.

Incluindo cinema, concertos, conversas, espetáculos, exposições, feiras, intervenções e workshops, o Festival Silêncio é a festa da palavra dita, escrita, pensada, encenada, cantada, musicada, filmada e ilustrada. Os eventos decorrem em vários espaço do Cais do Sodré, da rua às galerias, passando por cafés, clubes e museus.

A edição 2015 do festival estabeleceu ainda parcerias institucionais com três entidades de programação, investigação e criação da cidade de Lisboa, nomeadamente com a Casa Fernando Pessoa, a Escola Superior de Belas Artes e a Fundação Saramago. A partir destas parcerias, foram criados três percursos temáticos, criando três caminhos de programação variada a ligar cada um dos parceiros institucionais à praça de S. Paulo.

Entre as várias iniciativas a decorrer, há sessões de contos ao ar livre para miúdos e graúdos, exposições de artes plásticas, oficinas de poesia, feiras de alfarrabistas, conversas, workshops de fotografia, estações de escuta, bailes de rua, mostras de cinema e música com participações de Aldina Duarte ou Gisela João (fado), B Fachada, Samuel Úria, JP Simões, ou Couple Coffee, entre muitos outros. As iniciativas arrancam cerca das dez da manhã e prolongam-se para lá da meia-noite. As entradas no evento são gratuitas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)