Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Uma noite de saudade

Sábado, Edu Lobo não foi ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, cantar apenas temas da sua autoria. Numa noite que bem poderia ter sido sua, o cantor e compositor brasileiro confirmou a importância de ter sido discípulo e colaborador de Baden Powell e Tom Jobim e interpretou temas da maior dupla do movimento da bossa-nova.
14 de Fevereiro de 2005 às 00:00
Edu Lobo (à esq.) e Adriano Jifonni no concerto do CCB
Edu Lobo (à esq.) e Adriano Jifonni no concerto do CCB FOTO: Jorge Paula
Edu Lobo iniciou mesmo o seu recital com duas músicas de Powell, ‘Berimbau’ e ‘Casa Forte’, nas quais mostrou toda a sua capacidade de cantor e violista.
A serenidade e maturidade mostradas por Lobo ao longo de todo o concerto foram a pedra de toque do ambiente gerado à volta das músicas que interpretou. ‘Para Dizer Adeus’ deu o mote para falar de Tom Jobim e de tudo o que com ele aprendeu: Edu Lobo apareceu na MPB (música popular brasileira) dez anos depois de Jobim, João Gilberto e Luís Bonfá. Era um jovem de menos de 20 anos quando as suas primeiras composições apareceram na ribalta. ‘Arrastão’, ‘Upa Neguinho’ (um dos maiores êxitos de sempre de Elis Regina), ‘Ponteio’ (vencedor do Festival da Canção da ‘TV Record’ em 1967) e ‘Borandá’ foram os temas que o tornaram notado não só como compositor mas também como cantor e instrumentista.
No quase esgotado Grande Auditório do CCB, toda a música interpretada ganhou uma alta expressão graças à ‘performance’ dos membros do trio que acompanha Lobo: Cristóvão Bastos (piano e direcção musical), Adriano Jifonni (contra-baixo) e Rafael Barata (bateria). Três músicos de primeira água totalmente integrados na aura musical do líder.
Os frevos do Recife, a bossa-jazz, o jazz , os boleros e o samba passaram pela viola de Edu fazendo o público reagir de forma quente e entusiástica. De tal forma que, já após a despedida, o cantor voltou ao palco para mais três temas, terminando em verdadeira apoteose com ‘Upa Neguinho’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)