Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

UMA RAINHA ENTRE AMIGOS

A cantora Daniela Mercury, carinhosamente apelidada por muitos de "a rainha do axé", está de regresso a Portugal, prometendo levar a "festa e a alegria" esta noite ao Pavilhão Atlântico, num espectáculo muito especial, no qual terá como convidados a cantora Dulce Pontes, a espanhola Rosário Flores e o italiano Jovanotti.
12 de Julho de 2003 às 00:00
 Daniela Mercury está prestes a lançar o seu primeiro DVD
Daniela Mercury está prestes a lançar o seu primeiro DVD FOTO: pedro catarino
Daniela Mercury "nasceu" no Carnaval da Baía, mas cedo mostrou a sua faceta camaleónica. Perita em revolucionar a sua expressão artística, a cantora estreou-se num trio eléctrico, depois abraçou os ritmos tropicais do axé e do samba-reggae, acrescentou um toque pessoal à Música Popular Brasileira (MPB) e, mais recentemente, declarou-se uma cidadã do Mundo, ao editar "Sou de Qualquer Lugar", um disco de canções pop em que se cruzam os ritmos do manguebeat e da electrónica.
UNIVERSALIZAÇÃO
Sendo uma das maiores embaixatrizes da cultura brasileira além-fronteiras, a cantora apostou na "universalização" da sua música ao lançar este ano "Electrodoméstico", álbum que contou com a participação de Dulce Pontes, Rosário Flores e Jovanotti e que deu o mote ao espectáculo a apresentar esta noite. O concerto assinala ainda o lançamento do seu primeiro DVD em Portugal.
"Espero ter o pavilhão cheio, para poder celebrar a edição do meu DVD com muita festa e alegria, entre amigos e convidados e, claro, com os fãs portugueses", confessou ontem ao CM.
No palco estarão bailarinos, uma banda, um grupo de percussão e os convidados de Daniela Mercury. "Será a primeira vez que levo convidados em digressão, o que diferencia este espectáculo de todos os outros que fiz até hoje", recordou a cantora, antes de "levantar a ponta do véu" em relação ao concerto desta noite.
"Dulce Pontes irá cantar uma das minhas canções preferidas, a 'Canção do Mar', cedendo a um pedido especial que lhe fiz. Em dueto comigo, interpretará 'Milagre do Povo', um tema de Caetano Veloso", desvendou a cantora da Baía.
Em relação a Rosário Flores, Daniela Mercury espera revelar ao público luso "uma das mais belas vozes de Espanha". A actriz e cantora, estrela do filme "Fala com Ela" (de Pedro Almodóvar), canta esta noite "Muchas Flores", "Como Quieres que te Quiera" e "Riqueza", este último, um tema de Carlinhos Brown, em dueto com a anfitriã. Jovanotti, que Daniela Mercury fez questão de descrever como "um italiano que tem uma relação muito forte com o Brasil", vai interpretar a solo "Ive Brussel" e "L'ombelico del Mondo", este último em versão portuguesa, juntamente com a cantora brasileira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)