Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

"Uma temporada em crescendo”

Brito Paes, cavaleiro, foi um dos jovens que mais se distinguiram este ano. Em declarações ao CM, o toureiro assumiu a responsabilidade e falou dos planos para 2009.
28 de Dezembro de 2008 às 00:30
O jovem cavaleiro Brito Paes distinguiu-se este ano
O jovem cavaleiro Brito Paes distinguiu-se este ano FOTO: direitos reservados

– Ser toureiro de dinastia é uma porta aberta ou uma responsabilidade acrescida?

Brito Paes – É muito mais uma responsabilidade acrescida porque temos de estar à altura do que fizeram os que nos precederam. Tenho consciência disso e esforço-me por cumprir essa máxima.

– Confirmar alternativa no Campo Pequeno foi um marco na sua carreira e na temporada de 2008?

– Foi muito honroso e como correu bem abriu cartel para outros êxitos numa temporada que foi positiva e em crescendo.

– Ser toureiro, ganadero, criador de cavalos e ter outras actividades não serão demasiado para um jovem cavaleiro?

– Ás vezes torna-se complicado poder responder a tudo isso, mas essa é a vida que fazemos, os que vivemos no campo e para o campo. São ‘jeitos’ que trazemos do berço!

– Na sua quadra há qualidade, como se viu esta temporada, e cavalos para lidar todo o tipo de toiros. É uma preocupação sua?

– Este ano apanhei de tudo e os cavalos corresponderam com classe e saber. Esforço-me por ter cavalos ‘postos’ para cumprir lides complicadas e outras em que se pode luzir melhor toureio.

– Como vai ser a temporada 2009 em Portugal e também em Espanha?

– Por cá espero merecer o interesse das empresas depois da boa temporada que fiz. Em Espanha, conto tourear 15 a 20 corridas porque tenho quadra para isso e estou bem a matar os toiros.

PERFIL

A. M. Brito Paes nasceu na Labrujeira (Alenquer) a 18 de Novembro de 1982. Filho e neto de ganaderos e cavaleiros, apresentou-se pela primeira vez em Monforte a 19 de Agosto de 1994. Fez prova de praticante em Coruche no ano de 2001 e recebeu alternativa na Moita em 9 de Julho de 2005. A 7 de Agosto deste ano confirmou, no Campo Pequeno, alternando com António Ribeiro Telles e Rui Salvador.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)