Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Universal prestes a fechar compra da EMI

A editora Universal Music, que pertence à empresa francesa Vivendi, está prestes a fechar a compra do negócio discográfico da EMI por 1,4 mil milhões de euros, avança nesta sexta-feira o diário norte-americano ‘Financial Times’.
11 de Novembro de 2011 às 15:35
EMI edita bandas como os Coldplay (na foto), os Pink Floyd, The Beatles e os Beach Boys
EMI edita bandas como os Coldplay (na foto), os Pink Floyd, The Beatles e os Beach Boys FOTO: Reuters

De acordo com aquela publicação, que cita fontes ligadas às negociações, a compra deverá ser anunciada na próxima semana.  

O Citigroup, que assumiu controlo da editora em Fevereiro, após a Terra Firma não ter conseguido assumir a dívida que contraiu com o banco em 2007 para comprar a EMI, tem interesse em alienar a editora.  

A EMI já levou o banco a assumir perdas de 2,5 mil milhões de euros dos 3,5 mil milhões que emprestou àquela editora no âmbito do acordo com a Terra Firma.  

As mesmas fontes referem que o negócio pode entretanto cair caso seja feita uma contra-proposta pelo multimilionário Len Blavatnik, dono da Warner Music.   

Citadas pelo ‘Financial Times’, a Vivendi escusou-se a comentar o negócio e o Citigroup não estava disponível.  

A EMI edita bandas como os Coldplay, os Pink Floyd, The Beatles e os Beach Boys.  

No catálogo EMI Classics reúne intérpretes como os maestros Antonio  Pappano e Simon Rattle, director da Filarmónica de Berlim, os pianistas Piotr Anderszewski e Leif Ove Andsnes e os tenores Roberto Alagna, Ian Bostridge, Placido Domingo ou José Carreras.  

emi universal warner estúdios música coldplay the beatles beach boys
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)