Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Vamos tocar com os arranjos de Jobim

O Trio Jobim dá hoje, no Casino Lisboa, o primeiro de três concertos em Portugal: seguem-se Guimarães (13) e Montemor-o-Novo (14).
11 de Julho de 2006 às 00:00
Correio da Manhã – O repertório do concerto desta noite é só originais do vosso pai e avô ou tem temas vossos dedicados ao mestre?
Daniel Jobim – Vamos executar apenas composições de António Carlos Jobim.
– Serão as versões originais ou arranjos específicos para o trio?
Paulo Jobim – Vamos tocar os temas tal como foram criados pelo autor, respeitando os tons de Tom e usando uma letra nova de Vinicius para a canção ‘Bonita’, que foi encontrada em casa de Ruy Barbosa. ‘Wave’ e ‘Maria Luiza’ também têm os arranjos mais recentes de Tom.
– No trio quem é o cantor principal?
Paulo – Quem canta mais é o Daniel, mas eu também canto. O Paulinho Braga também intervém em algumas canções.
– O trio tem quatro elementos... ?
Paulo Braga – Somos um ‘trio-quarteto’: temos o baixista Gonçalo Villa, que é convidado; o Paulo Jobim toca viola acústica; o Daniel Jobim (piano) e eu (bateria). Eu que toquei com Tom como eles, filho e neto.
– Paulo, você chegou a tocar em Portugal com o seu pai?
Paulo Jobim – Toquei com no concerto de 1992, no espectáculo no claustro do Mosteiro dos Jerónimos. Anos mais tarde, ele voltou sozinho não para tocar mas para receber, em Coimbra, o doutoramento Honoris Causa, da Universidade local.
– Quantas composições fez o seu pai?
Paulo – Eu consegui chegar às 232 no levantamento que fiz, mas nos apontamentos do pai as composições andavam entre as 400 e as 500, contando com trabalhos que fez para cinema e para teatro.
PERFIL
O Trio Jobim é formado por Paulo e Daniel Jobim, filho e neto do compositor, respectivamente, e por Paulo Braga, unanimemente considerado um dos maiores bateristas de bossa-nova e de jazz samba. A acompanhá-los está o jovem contrabaixista Gonçalo Villa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)