Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

VASCO GRAÇA MOURA PREMIADO

O secretário de Estado dos Bens Culturais, José Manuel Amaral Lopes, destacou Vasco Graça Moura como "um dos responsáveis pela atenção dada à poesia portuguesa no estrangeiro", na atribuição da Coroa de Ouro do festival de poesia de Struga, na Macedónia.
30 de Agosto de 2004 às 00:00
Vasco Graça Moura
Vasco Graça Moura FOTO: Pedro Catarino
Graça Moura recebeu ontem o prémio, que lhe foi atribuído em Março passado, que existe há 42 anos e já contemplou escritores como Pablo Neruda. "Falar de Vasco Graça Moura é aceitar o cruzamento da tradução com a produção lírica", afirmou o secretário de Estado, que destacou ainda o "fascínio" de Vasco Graça Moura pela música e pelas artes plásticas, "que enformam a sua obra".
Salientando "o mérito do poeta, romancista, cronista e tradutor", José Manuel Amaral Lopes aludiu também à carreira de Graça Moura na política, considerando-o responsável por "alguns importantes contributos para a política cultural dos últimos governos". "Ao pendor estético da doutrina (de Vasco Graça Moura) junta-se efectivamente o projecto cívico e político", afirmou o secretário de Estado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)