Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

VELHO TEATRO ABERTO COMEÇOU A SER DEMOLIDO

As antigas instalações do Teatro Aberto de Lisboa, na Praça de Espanha, começaram ontem pela manhã a ser demolidas.
25 de Julho de 2002 às 22:10
O processo de derrube do “velho” edifício, acontece cerca de cinco meses após a inauguração das novas instalações do Teatro Aberto, situadas no pólo oposto da Praça de Espanha.

O antigo edifício foi palco da sua última representação a 10 de Novembro do ano passado.

As novas instalações, inauguradas ao público em 26 de Fevereiro último, puseram termo a um longo processo de 18 anos de incertezas quanto à sua construção.

Foi no ano de 1994, ainda no mandato de Krus Abecassis na Câmara Municipal de Lisboa, que surgiu a primeira proposta para transferir o teatro para outro local da Praça de Espanha, mas só dez anos depois, com Jorge Sampaio, é que começaram a ser construídas as fundações do actual edifício.

O ex-presidente da câmara, João Soares, acabou por retomar a complexa situação de cedência de terrenos e construção do novo edifício.

O novo Teatro Aberto, propriedade da Câmara de Lisboa, engloba as vertentes de música e teatro, tem uma sala com capacidade para cerca de 400 pessoas e 60 músicos no fosso de orquestra (sala azul) e outra polivalente, que pode acolher entre 50 a 120 pessoas (sala vermelha).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)