Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Vem aí a temporada!

O Defeso entrou na recta final. Janeiro, Fevereiro e Março são meses de rápida aproximação à temporada.
24 de Janeiro de 2007 às 00:00
Já se aproxima o tradicional Domingo de Páscoa, data que desde sempre marcou o início oficial das temporadas taurinas portuguesas. Nos últimos anos algumas antecipações têm tido lugar, sem que, no entanto, se tenha deixado de recordar a Páscoa no Campo Pequeno, em Lisboa, sendo que esta data tem conhecido algumas corridas recentes noutras praças do País.
O Defeso entrou na recta final. Janeiro, Fevereiro e Março são meses de rápida aproximação à temporada, sendo tempo de faenas nos ‘tentaderos’, onde as ganadarias apuram a bravura sonhada e se rejeita aquilo que for mau sinal para o futuro.
As Tertúlias vão realizando secções de convívio e entregas de troféus, relativos à temporada passada, a qual também justificou prémios atribuídos por imprensa escrita e falada, que vai mantendo acesa a chama da afición ao longo dos tempos.
Consta que este ano o Campo Pequeno vai recuperar a tradição antiga, abrindo portas a uma corrida em Domingo de Páscoa. Oxalá assim seja e que aficcionados e público em geral correspondam e devolvam às renovadas bancadas o ambiente das grandes tardes de toiros.
O Carnaval, entretanto, vai ser um especial período de entusiasmo e significado, mormente em Lisboa. Aí voltará o tradicional espectáculo cómico-musical taurino, que outrora esgotava o Campo Pequeno; e teremos também a final do concurso ‘À Procura de Novos Toureiros’, que, desde o princípio deste mês, tem vindo a agitar almas e corações das gentes da Festa, numa demonstração de elevada paixão, organização, disciplina e esforço por parte de todos quantos se têm envolvido na iniciativa.
Mourão, bonita vila alentejana, terá no dia 1 de Fevereiro, como já é de tradição, o primeiro grande festival taurino de 2007. Ali acorrem milhares de aficcionados que enchem a castiça praça de toiros. É o Alentejo que costuma marcar pontos em tardes soalheiras! Oxalá volte a ser assim no próximo dia 1.
Também se fala que a 11 de Março, na praça do Montijo, terá lugar um Festival de Beneficência e Homenagem ao infortunado bandarilheiro Francisco Plirú, toureiro montijense, que teve uma carreira brilhante e a quem a doença provocou amputação de uma perna. Todos os motivos são verdadeiros para que o público acorra em massa a esta tarde de afición e solidariedade.
Vem aí a temporada 2007 em Portugal, não esquecendo que, aqui ao lado, em Olivença, milhares de aficcionados portugueses vão em Março encher a praça e assistir às corridas que em Portugal lhes estão proibidas...
O REAL CLUBE TAUROMÁQUICO PORTUGUÊS, a mais antiga Tertúlia Taurina do nosso país, aderiu ao Concurso ‘À Procura de Novos Toureiros’, oferecendo um capote ao autor de melhor quite, na final, dia 20 de Fevereiro.
MANUEL CAETANO, cavaleiro praticante, e os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Alenquerense triunfaram na semana passada em Espanha em espectáculo transmitido por uma das cadeias de televisão de Espanha. Sem dúvida um bom começo!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)