Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Verbas vêm lá de fora

Apostar na internacionalização da cultura portuguesa é a nova prioridade da ministra da Gabriela Canavilhas, que ontem disse à Lusa que o Governo está a preparar um pacote de medidas que visa encontrar mercados estrangeiros para produtos culturais lusos – nomeadamente no que diz respeito à literatura e às artes plásticas.
28 de Novembro de 2010 às 00:30
Canavilhas pretende captar mais dinheiro para a Cultura através da internacionalização
Canavilhas pretende captar mais dinheiro para a Cultura através da internacionalização FOTO: João Relvas/Lusa

O pacote, "a lançar em breve", assinalará a colaboração do Ministério da Cultura com os da Economia e dos Negócios Estrangeiros e deverá cobrir "todas as áreas do sector cultural". Gabriela Canavilhas admite que se trata, também, de uma forma de captar mais apoios para os criadores nacionais, recentemente surpreendidos pelo corte nos apoios do Estado à actividade cultural.

"O programa vai permitir começar a apostar na internacionalização para tentar não só uma afirmação mais consolidada, mas também – e porque não assumi-lo – tirar partido daquilo que é também uma fonte de economia", disse a ministra. Canavilhas acredita que este programa pode ajudar a criar "outras condições" para o exercício da profissão dos criadores portugueses.

GABRIELA CANAVILHAS MINISTRA CULTURA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)