Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

VESTIDO ATRAI GENTE AO MUSEU

O Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, está a realizar uma exposição temática, que deverá repetir-se anualmente, e que é inteiramente dedicada aos vestidos de baptizado e aos enxovais infantis de algumas das figuras ilustres da cidade.
16 de Dezembro de 2003 às 00:00
 O vestido de Alberto Sampaio
O vestido de Alberto Sampaio FOTO: d.r.
Este ano, a mostra destaca o vestido usado pelo patrono do museu, Alberto Sampaio, em 15 de Novembro de 1841, o dia do seu nascimento e baptizado, estando ainda expostos dois berços, um biberão da época e outras peças do enxoval deste destacado vimaranense.
Segundo a directora do museu, Isabel Maria Fernandes, "o objectivo de exposições temáticas como esta, que tiveram início no passado mês de Junho, com uma mostra de vestidos de noiva, passa por estabelecer um elo de ligação entre o museu e a comunidade em que ele está inserido, de modo a atrair as pessoas ao museu".
A ideia de fazer uma exposição com o vestido do patrono, surgiu no seguimento de uma doação por parte da família de Alberto Sampaio, que quis ver, assim, testemunha de uma parte mais familiar e ínti-ma (até agora desconhecida) des- te grande vulto literário e político, que se notabilizou pelas suas investigações sobre as origens de Por- tugal.
"Este vestido tem ainda a particularidade de ter sido usado pelo irmão de Alberto Sampaio, o advogado José Sampaio, um dos homens mais influentes e empreendedores da sociedade vimaranense do seu tempo, fundador e primeiro presidente da Sociedade Martins Sarmento", disse ao Correio da Manhã Isabel Maria Fernandes, sublinhando que "até há bem pouco tempo, o vestido era usado por todos os membros da família Sampaio".
De acordo com a directora do museu esta mostra prolongar-se-á até ao final do mês de Janeiro, mas este género de mini-exposições, que abordam temáticas, que de alguma forma tocam os vimaranenses, deverão continuar ao longo do próximo ano, havendo já outros temas 'na manga', que ainda não podem ser divulgados.
" Quanto à exposição sobre vestidos de baptizado, deverá repetir-se para o ano, precisamente no dia do nascimentos e baptizado de Alberto Sampaio, dia 15 de Novembro, mas irá destacar o enxoval de outro ilustre vimaranense, que para já, pre-ferimos manter em segredo", referiu.
Ver comentários