Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Vinte anos dos Pearl Jam em documentário, disco e livro

Os vinte anos da banda norte-americana Pearl Jam, registados em mais de 1200 horas pelo realizador Cameron Crowe, foram condensados num documentário que se estreia na terça-feira em todo o mundo, incluindo Portugal.
17 de Setembro de 2011 às 10:49
música, pearl jam, documentário, pearl jam twenty
música, pearl jam, documentário, pearl jam twenty FOTO: Pedro Catarino

'Pearl Jam Twenty' é exibido às 21h30 em salas da distribuidora Zon Lusomundo em Lisboa, Almada, Coimbra e Porto.

Em Portugal, ao contrário de outros países, o filme não terá estreia comercial, sendo depois distribuído em DVD, que estará à venda a partir de 24 de Outubro.

O documentário de Cameron Crowe, responsável há 19 anos pela estreia no grande ecrã dos membros dos Pearl Jam, teve antestreia mundial a 10 de Setembro no Festival de Cinema de Toronto, Canadá.

Em 1992, Eddie Vedder (voz), Matt Cameron (bateria), Stone Gossard (guitarra), Jeff Ament (baixo) e Mike McCready (guitarra) tiveram uma participação especial no filme de Cameron Crowe "Vida de Solteiro", rodado em Seattle, onde os Pearl Jam nasceram.

Na altura, a banda escolheu duas músicas do repertório para a banda sonora do filme: "Breath" e "State of Love and Trust" e ainda o tema "Crown of Thorns", dos Mother Love Bone, recuperado agora para o documentário comemorativo dos vinte anos de carreira.

Os Mother Love Bone, liderados por Andrew Wood - que morreu em 1990 aos 27 anos - e que integravam também Jeff Ament e Stone Gossard, estiveram na origem da formação dos Pearl Jam.

A celebração dos vinte anos do grupo de Seattle começou no início deste ano, com o lançamento de uma nova compilação ao vivo, "Live on Ten Legs", seguida das reedições dos álbuns "Vs." (1993) e "Vitalogy" (1994).

No início deste mês, nos dias 03 e 04, os Pearl Jam deram dois concertos no Alpine Valley Music Theatre, em East Troy, nos Estados Unidos. Foi um "Pearl Jam Weekend" [fim-de-semana Pearl Jam] que contou com músicos de outras bandas, algumas ligadas ao movimento grunge de Seattle, como os Mudhoney ou os Soundgarden, e de outras como os The Strokes ou os Queens of the Stone Age.

Entretanto, no dia 13, foi publicado o livro "Pearl Jam Twenty", da autoria de Jonathan Cohen e Mark Wilkerson, que para já só está disponível em Portugal através de importação.

música pearl jam documentário pearl jam twenty
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)