Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Vinte e cinco anos depois...

Há 25 anos, o concurso de novos toureiros foi um sucesso de organização e resultados.
13 de Dezembro de 2006 às 00:00
Anunciou a empresa da praça do Campo Pequeno um ‘Concurso à Procura de Novos Toureiros’. Será no início de 2007, quando se cumprem 25 anos sobre o anterior, que teve como vencedores, ‘ex-aequo’, Rui Bento e José Luís Gonçalves e que foi também o despontar de ‘Pedrito’ (extra concurso, devido à idade) e de vários bandarilheiros.
Para quem não saiba (ou tenha esquecido...) a RTP produzia o programa semanal ‘Sombra-Sol’, de que eu era o responsável, dos conteúdos à apresentação. Dos começos em transmissões directas (1979) e da primeira série (1981), até ao programa de ano inteiro (1982), foi a minha luta para promover o melhor da Festa de Toiros, ajudado pelos técnicos da RTP.
Certo dia nos inícios de 1982, pedi uma reunião à empresa da praça lisboeta. Ao tempo, Manuel Jorge dos Santos, que tinha como assessor e conselheiro o antigo secretário de Estado da Presidência Paulo Rodrigues, grande amigo de sempre do já então falecido Manuel dos Santos (que ali fora empresário). Levava eu uma proposta de ‘Concurso à procura de novos Toureiros’, numa iniciativa que deveria ser conjunta do Campo Pequeno e do ‘Sombra-Sol’, do qual já tinha acordo.
Em pleno gabinete, ao iniciar a apresentação do tema, reparo nos sorrisos de Manuel Jorge dos Santos e Paulo Rodrigues, que conversavam sobre a hipótese de organizarem idêntico concurso! Em poucos dias, tudo se montou: as inscrições seriam na praça e na RTP. E só aqui, através do ‘Sombra-Sol’, foram recebidas 46 inscrições!
Foi um sucesso de organização e resultados. Provas ‘de salão’ e práticas e a novilhada final, em competição luso-espanhola. Os finalistas lusos ganharam o concurso, ‘ex-aequo’: Rui Bento (matador e actual Gerente Taurino do Campo Pequeno) e José Luís Gonçalves (matador no activo) os quais serão ‘padrinhos’ do Concurso/2007!
Vinte e cinco anos depois, o Campo Pequeno repete a iniciativa, esperando-se que a RTP (em 2007, a comemorar 50 Anos) se associe a algo que para sempre marcou, também, a sua história na tauromaquia portuguesa.
Ribeiro Telles (Manuel Telles Bastos e João Telles Filho) foi apelido em destaque na Herdade dos Fidalgos, em Coruche. ‘Derribando’ e toureando a cavalo, entusiasmaram os presentes na propriedade de Queiroz Pereira, que ali viveram no passado fim-de-semana uma excelente jornada de aficion, bem típica do defeso.
A TVE 2 mantém no Inverno a sua programação taurina, ora com temas de Espanha, ora com as Feiras do continente americano. E com pleno sucesso, pois ‘Tendido Cero’ foi, no sábado, o segundo programa mais visto. Chegou ao ‘share’ de dez e teve uma média de 400 mil espectadores. Para que conste...
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)