Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Violações e assédio nos bastidores do Nobel

Fotógrafo casado com antiga membro da Academia Sueca arrisca seis anos de prisão.
Sónia Dias 13 de Junho de 2018 às 01:30
Jean-Claude Arnault com a mulher, a escritora Katarina Frostenson, que integrava a Academia Sueca
Jean-Claude Arnault com a mulher, a escritora Katarina Frostenson, que integrava a Academia Sueca FOTO: Jonas Ekstromer
Jean-Claude Arnault, que já tinha sido denunciado por assédio sexual a dezenas de mulheres num escândalo que levou ao cancelamento do Nobel da Literatura 2018, foi agora acusado de violação, arriscando uma pena que pode ir até seis anos de prisão.

O fotógrafo francês, de 71 anos, casado com a escritora Katarina Frostenson, ex-integrante da Academia Sueca, enfrenta "provas consistentes e fortes" de que terá violado uma mulher (cuja identidade permanece desconhecida) em duas ocasiões: em outubro e dezembro de 2011.

"Numa houve violência e na outra a vítima estaria a dormir", revelou a procuradora Christina Voigt, acrescentando que há seis meses que o caso é investigado e que existem testemunhas. Perante as acusações, Arnault já fez saber, através do advogado, que está "completamente inocente".

Em novembro passado, 18 mulheres acusaram o fotógrafo de assédio sexual. Perante estas suspeitas, o Nobel da Literatura foi cancelado e Katarina Frostenson, de 65 anos, abandonou a Academia Sueca.

Foi aberta uma investigação, uma vez que as alegações não foram denunciadas à polícia, mas 17 dos 18 casos acabaram por ser arquivados pelo Ministério Público por falta de provas.

SAIBA MAIS
1786
Ano em que foi inaugurada a Academia Sueca pelo rei Gustavo III, com o objetivo de dignificar e promover a língua sueca. Todos os anos atribui o Prémio Nobel da Literatura.

Sede em Estocolmo
Instalada no edifício da Bolsa de Estocolmo, juntamente com a Biblioteca Nobel e o Museu Nobel, a academia é composta por 18 membros, metade deles escritores, sendo o atual secretário interino o escritor Anders Olsson, após a demissão da secretária permanente Sara Danius, em abril.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)