Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Vítor Ribeiro triunfa em Alter do Chão

A verdade é que festa é festa e a ‘afición’ alentejana acorreu em grande número à corrida do passado dia 25, quase enchendo totalmente a praça de Alter do Chão, aliciada por um cartel bem concebido e pela beleza da tarde.
30 de Abril de 2005 às 00:00
Em tarde inspirada, o cavaleiro Vítor Ribeiro teve sorte no lote de toiros que lhe coube
Em tarde inspirada, o cavaleiro Vítor Ribeiro teve sorte no lote de toiros que lhe coube FOTO: arquivo cm
A expectativa não foi iludida já que houve alguns momentos de emoção (sobretudo na hora das pegas) embora os toiros, de excelente presença, tenham pecado por mansidão e falta de raça na sua maioria sendo suplantados pelos toureiros, que se empregaram.
Rui Salvador mostrou experiência e maestria na lide do primeiro, que foi para tábuas após receber os compridos, e lidou com muito mérito, numa brega soberba, o manso saído em quarto lugar, no qual conseguiu um par de ferros curtos de muita classe e ao estribo.
Luís Rouxinol houve-se com um toiro muito complicado, incerto na viagem e na investida, mas esteve seguro e senhor numa lide que foi a mais e terminou com emoção no ‘violino’ e no par a duas mãos. O quinto era um ‘murlaco’ que foi difícil tirar das tábuas e alguns curtos tiveram emoção e justificavam a volta que Rouxinol, dignamente, dispensou.
Mais sorte no lote coube a Vítor Ribeiro, em tarde inspirada, muito eficaz nos ferros compridos ao terceiro, que lidou com toureria e saber. O sexto, que parou muito bem, e levou toureado com arte e bom sentido de lide, foi o melhor do lote, e permitiu ferros curtos em terrenos de risco, de muita vibração.
Tarefa árdua, com valentia, de ambos os grupos de forcados em algumas pegas de caras a merecer nota alta, cabendo o prémio em disputa (Luís Saramago, presidente da Câmara de Alter) ao forcado montemorense Francisco Mira.
Pena que os toiros não ajudassem um pouco mais!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)