Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Viva as tradições com entrada livre

Espetáculos de dança e de música tradicional, ateliês e comida de feira. Dois dias em grande
2 de Outubro de 2013 às 10:24
Rancho Tradicional de Cinfães
Rancho Tradicional de Cinfães FOTO: direitos reservados

Com um orçamento de 25 mil euros – mais de metade coberto por patrocínios – e juntando 300 participantes, entre músicos, professores e artesãos, o Estádio 1º de Maio, Lisboa, abre as suas portas este sábado e domingo para a realização da primeira edição da Cidade das Tradições.

Trata-se de uma iniciativa do Inatel que espera atrair 5 mil pessoas, e que, "se correr bem", promete voltar nos próximos anos, "maior e melhor". Para além dos espetáculos de palco, com a exibição de ranchos folclóricos e vários agrupamentos musicais (cavaquinhos, violas beiroas, foles e muitos outros), a festa quer a participação de todos e aposta forte nos ateliês.

Aprender a moldar o barro, a fazer bordados ou a construir brinquedos vai, assim, deixar de ser problema. E para comer e beber, o que se encontra em qualquer feira: da bifana ao pastel de nata, da ginjinha à fartura.

"Queremos é que as pessoas participem e se divirtam", diz Sofia Tomás, da organização. "A a maior parte dos elementos da nossa cultura é desconhecida dos portugueses, e queremos colmatar essa falha", conclui.

festa tradições lisboa comida feira cultura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)