Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Volta inédita leva livros por Portugal

Promover a leitura e colocar livros ao alcance de todos é o objectivo principal de uma grande exposição/venda itinerante, cuja primeira etapa arranca hoje, em Lisboa.
26 de Setembro de 2005 às 00:00
A iniciativa vai tentar conquistar os mais novos para a leitura
A iniciativa vai tentar conquistar os mais novos para a leitura FOTO: d.r.
A ‘Volta a Portugal dos Livros’ representa um projecto inédito das editoras Nova Vega, Sistema J e Ulmeiro que visa colocar milhares de títulos ao alcance de leitores de Norte a Sul do País e do Litoral ao Interior.
“O nosso projecto é ambicioso pois não visa apenas promover o livro e a leitura mas também chegar a zonas onde habitualmente não há livrarias nem feiras”, disse ao CM José Antunes Ribeiro, da editora Ulmeiro.
Com esta ‘Volta’, os organizadores pretendem igualmente ter o “máximo” contacto possível com as escolas, convidando os mais novos a descobrirem o maravilhoso mundo dos livros.
A pensar na criança, a iniciativa privilegia a literatura infanto-juvenil e a Banda Desenhada.
O projecto vai desenvolver-se ao longo dos próximos três a quatro anos, com um mínimo de 12 a 15 etapas por ano e o seu investimento é suportado “unica e exclusivamente” pelas três editoras organizadoras. Isto, apesar de, nesta primeira fase do projecto, o evento contar com a participação de doze editoras.
ANIMAÇÃO CULTURAL
Em exposição e venda vão estar milhares de livros novos e antigos, manuseados e em fim de edição, portugueses e estrangeiros, de todos os géneros e a preços para todos os bolsos. Há ainda uma pequena secção alfarrabista.
A primeira etapa, que decorre entre hoje e 15 de Outubro, vai realizar-se na Av. da Liberdade, n.º 144--156 , das 10h00 às 20h00.
No próximo dia 30, e até 2 de Outubro, inicia-se a segunda etapa, desta feita em Alvaiázere, Leiria, integrada no Festival do Chícharo.
Até final do ano vai ocorrer a terceira etapa, numa localidade a anunciar, entre Tomar e Santarém.
Além da exposição/venda, a ‘Volta’ é complementada ainda por um programa de animação cultural paralelo, que inclui recitais, pequenas actuações de teatro, lançamentos de livros e leitura de textos.
Ver comentários