Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Voluntários para conhecer bastidores da ModaLisboa (COM VÍDEOS)

Os quase 50 voluntários que participam na 37.ª edição da ModaLisboa, que decorre até domingo, são jovens de áreas profissionais diferentes, mas têm um objectivo comum: conhecer os bastidores do mundo da moda portuguesa.
9 de Outubro de 2011 às 14:27
Mel brilhou no desfile de Filipe Faísca
Mel brilhou no desfile de Filipe Faísca

"De início pensamos sempre que só se iriam candidatar pessoas ligadas à moda, mas a verdade é que isso não acontece: já tivemos arquitectos, jardineiros ou futebolistas. Mas qualquer um dos voluntários vem essencialmente à procura da luz, do brilho, do 'glamour' que a semana da moda tem", afirma o assistente de produção responsável pela equipa de voluntários, Paulo Subtil.        

Ao todo são 47 voluntários que procuram "conhecer como funciona um evento desta dimensão".          

É o caso de Alexandre Maldonado, de 23 anos: "Queria saber como é que funciona a ModaLisboa, conhecer os meandros do evento, como se organiza um desfile e tudo o que é necessário para poder produzir o que o espectador vê", conta.        

O estudante de comunicação, que durante esta semana de moda tem como função sentar os convidados nos seus lugares, já aprendeu "de tudo um pouco para perceber como é que o evento funciona".          

Também Maria Teixeira, de 19 anos, quis "ver o que está por detrás do evento" e a "curiosidade" levou a inscrever-se no voluntariado.

Estes dois voluntários têm também o gosto pela moda: se o que atrai Alexandre é a "individualidade", o que fascina Maria é "a constante evolução" das criações.          

Apesar de o interesse pela moda funcionar como um 'pré requisito' na selecção de voluntários, Paulo Subtil afirma que "não é preciso ser uma vítima da moda".         

O assistente de produção indica que "é preciso respeitar todo o trabalho que a moda envolve, mas não se tem de seguir as tendências tipo 'fashion victim'", isto porque "há pessoas que [quando se candidatam] não sabem muito bem porque é que querem participar, o que é a ModaLisboa ou nem conhecem os próprios criados", admite.

A equipa de voluntários tem como objectivo auxiliar a produção do evento nos bastidores, junto à passerelle - onde sentam os convidados e os média - e no controlo das entradas.          

Este projecto existe desde há sete edições e desde então, refere Paulo Subtil, a organização da semana de moda lisboeta "nunca desistiu de formar estas equipas".          

moda modalisboa lisboa passerelles voluntariado
Ver comentários