Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

XUTOS GRAVAM DVD

Os espectáculos de hoje e amanhã dos Xutos e Pontapés no Pavilhão Atlântico, que servem de comemoração aos 25 anos de carreira do grupo, vão dar origem a um DVD, o primeiro da sua história.
8 de Outubro de 2004 às 00:00
Tim durante os ensaios de ontem
Tim durante os ensaios de ontem FOTO: Tiago Sousa Dias
Apesar de o grupo só subir ao palco mais logo, cerca das 22h00, há já alguns dias que Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e os demais elementos da equipa andam a ser “perseguidos” pelas objectivas do realizador Manuel Amaro da Costa. É que o DVD vai incluir imagens de bastidores e um ‘making of’ dos espectáculos. “Mas mais do que os Xutos, essas imagens vão mostrar as pessoas que trabalham à volta deles e que muito poucos conhecem”, comentou, a propósito, uma fonte da produção.
E porque estamos a falar da maior banda de rock nacional, os meios disponibilizados não podiam deixar de ser grandiosos. Na gravação dos espectáculos de hoje a amanhã à noite, por exemplo, vão estar envolvidos dez operadores, 12 assistentes, sete câmaras, duas gruas e um ‘chariot’. O objectivo é contar em pouco mais de duas horas uma história que todos já conhecemos de trás para a frente, mas que ninguém se cansa de trautear... mesmo à sua maneira. No alvo das objectivas durante as duas noites de espectáculo vão estar a postura de Zé Pedro, os dedos de Cabeleira, o ritmo de Kalu e a voz de Tim.
O DVD, ainda sem edição prevista, priveligiará obviamente os grande momentos dos dois concertos, pelo que Manuel Amaro da Costa terá posteriormente de escolher o melhor das várias horas de gravação. Uma tarefa que não será nada fácil, já que estes espectáculos do grupo prometem vir a ser de arromba, como de resto o deu a entender ontem à tarde o baterista Kalu, quando o encontrámos durante os ensaios a beber, imagine-se só, cerveja sem álcool. “Estou a guardar-me para amanhã”. O encontro está marcado...
PASSATEMPO
O CM oferece hoje 20 convites duplos para o concerto dos Xutos, amanhã, no Pavilhão Atlântico. Para os conseguir terá de dirigir-se à nossa sede (Av. João Crisóstomo, 72, Lisboa) a partir das 10h00, acompanhado deste jornal. Os primeiros 20 a chegar têm garantido um convite duplo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)