Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Youssou N'Dour e Kaija Saariaho recebem Prémio Polar 2013

O músico senegalês Youssou N'Dour e a compositora finlandesa Kaija Saariaho são os vencedores do Prémio Polar 2013, entregue esta quarta-feira na Suécia e considerado o ‘Nobel’ da Música.

28 de Agosto de 2013 às 16:01
Youssou N'Dour e Kaija Saariaho fotografados esta quarta-feira, na Suécia
Youssou N'Dour e Kaija Saariaho fotografados esta quarta-feira, na Suécia FOTO: EPA

"É irónico, e até divertido, que me deem o prémio quando sou ministro", disse N'Dour que está há um ano à frente do Ministério do Turismo e Cultura do Senegal.

O músico foi distinguido por seguir a tradição ‘griot' da África Ocidental, tendo demonstrado que pode evoluir "numa narrativa sobre todo o mundo" e tendo ajudado a reduzir a animosidade entre a sua própria religião, o islão e outras religiões", segundo o texto da Real Academia Sueca de Música, que decide a atribuição do galardão.

N'Dour tornou-se popular em todo o Mundo em 1994, graças ao êxito das vendas do seu duo ‘7 Seconds', com Neneh Sherry.

Quanto à finlandesa Kaija Saariaho, nascida em 1952, foi distinguida por ser "uma compositora única", "uma maestrina moderna", que combina instrumentos acústicos e eletrónicos, numa música inspirada nos seus próprios sonhos, segundo a Real Academia, citada pela Efe.

N'Dour e Saariaho sucedem a dois norte-americanos - Paul Simon e Yo-Yo Ma -, distinguidos no ano passado, e vão receber um milhão de coroas suecas (117 mil euros).

Cultura Música Prémio Polar Youssou N'Dour Kaija Saariaho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)