Adepto do Sporting revela dados pessoais de árbitros e comentadores

Miguel D’Almada acusado de usar as redes sociais para incitar ao ódio.

26 de setembro de 2017 às 08:21
Miguel D’Almada publica vídeos na internet que são vistos por centenas de pessoas. O site é outro veículo da mensagem do grupo ligado aos leões Foto: Direitos Reservados
Miguel D’Almada publica vídeos na internet que são vistos por centenas de pessoas. O site é outro veículo da mensagem do grupo ligado aos leões Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

O grupo Rapaziada 1906 é há muito conhecido entre os adeptos mais radicais do Sporting, mas nos últimos meses a sua ação tem sido mais visível nas redes sociais com a divulgação de dados pessoais de diversos árbitros dos campeonatos profissionais e comentadores afectos ao rival Benfica.

Pub

Miguel D’Almada é um dos membros do grupo e utiliza as redes sociais para divulgar dados de pessoas com ligação aos encarnados. Em vídeos com a duração de uma hora, o ex-membro da claque Juventude leonina ‘destila ódio’ contra o Benfica e todos os seus simpatizantes. Árbitros que alegadamente favoreceram propositadamente o Benfica são dos principais alvos do grupo, que tem um blogue no qual partilha todas as várias ações contra adeptos do rival.

Pedro Guerra, comentador e ex-diretor da BTV, foi um dos visados por Miguel D’Almada. Este adepto dos leões, que reside, ao que tudo indica, no Brasil, partilhou a morada e fotos da porta da casa onde mora Guerra. Os árbitros Luís Godinho e Tiago Martins foram as mais recentes vítimas do grupo.

Pub

Mas quem é Miguel D’Almada e o grupo Rapaziada 1906? O antigo líder da claque Diretivo XXI, que se separou em rutura com a Juve Leo, tem vindo a dinamizar várias plataformas eletrónicas (Facebook, site e YouTube) e é conhecido por encabeçar o movimento Ultra.

Ao que o CM apurou, a saída de ‘Miguel do Mundo’ (como também é conhecido) de Portugal ficou a dever-se a inúmeras dívidas e consequentes ameaças. Em causa estarão algumas verbas referentes ao CD lançado pela Juve Leo em 2003, com o famoso tema ‘Só eu sei’.

Nas suas intervenções, o adepto dos leões não incita diretamente à violência mas induz outros elementos do grupo a "conversarem" com os árbitros ou comentadores, ou até darem-lhes "um abraço" ou "tirarem uma selfie". Os hábitos de Pedro Proença (presidente da Liga de clubes) e Lucílio Baptista (antigo árbitro e atual ‘vice’ do Conselho de Arbitragem da FPF) também já foram divulgados.

Pub

Para além dos inimigos fora do clube, o grupo Rapaziada 1906 também coleciona inimizades em Alvalade. A Juventude Leonina já fez por diversas vezes comunicados a proibir a entrada de elementos do grupo no topo Sul do estádio, bem como sócios com adereços ligados ao grupo em questão.

PORMENORES 

Denúncias de atletas

Pub

O grupo Rapaziada 1906 também se dedica a identificar e a revelar funcionários e atletas do clube que tenham ligações com os rivais encarnados.

Iniciação dos Ultras

Para fazerem parte do grupo, os aspirantes necessitam de mostrar o seu anti-benfiquismo, através de atos de vandalismo a símbolos das águias.

Pub

Perseguição da Juve Leo

O Juventude Leonina tem um cartaz na sua sede com a cara de alguns elementos do Rapaziada 1906, vistos como pessoas ‘non gratas’ em Alvalade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar