Denúncias do Benfica chegam à PGR

FPF enviou pedido ao Ministério Público para investigar o “Novo Apito Dourado”.

23 de novembro de 2017 às 08:38
Luis Filipe Vieira Foto: Duarte Roriz
Luís Filipe Vieira Foto: Luís Manuel Neves
Fernando Gomes Foto: Diogo Pinto
Fernando Gomes Foto: Diogo Pinto

1/4

Partilhar

O caso do "Novo Apito Dourado", revelado pelo Benfica, já está na Procuradoria-Geral da República (PGR). Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), escreveu uma carta à PGR, a pedir a abertura de uma investigação às suspeitas e aos alegados indícios levantados pelo Benfica, de um alegado esquema de condicionamento de árbitros, organizado pelo FC Porto.

Pub

O CM sabe que, nessa carta enviada na passada terça-feira, Fernando Gomes pediu ao Ministério Público (MP) que vá até ao fim com a investigação de uma alegada teia de relações, liderada por Pinto da Costa, para condicionar as arbitragens.

O CM sabe que Gomes referiu ainda a disponibilidade da FPF para colaborar, abrindo as portas da Cidade do Futebol, para as autoridades consultarem toda a documentação que necessitarem para o apuramento dos alegados indícios revelados pelas águias.

Pub

Igual atitude teve Fernando Gomes no caso dos emails. Assim que Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, divulgou os emails, a denunciar um alegado esquema de corrupção a favor do Benfica, o líder da FPF chamou as autoridades e, em julho passado, a Polícia Judiciária (PJ) esteve na Cidade do Futebol a consultar as classificações e os processos de nomeação dos árbitros das últimas temporadas.

O CM sabe que tudo foi feito sem mandado, sem buscas, mas que a PJ levou alguns documentos da FPF.

Benfica considera "perfeitamente normal" pedido da FPF 

"A atitude é perfeitamente natural. Tudo o que divulgámos baseou-se em informação que, segundo sabemos, é já do conhecimento das autoridades", disse fonte do Benfica ao CM quando confrontada com o pedido da FPF à PGR para abrir uma investigação às denúncias na BTV

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar