Onda da Nazaré dá novo recorde
Hugo Vau terá surfado uma onda de 35 metros.
"Desde há sete anos que estava à espera que chegasse esta onda maior do que todas as outras para conseguir surfar. Foi um trabalho de muita persistência", declarou esta sexta-feira ao CM o português Hugo Vau, que pode ter batido na quinta-feira, na praia do Norte, na Nazaré, o recorde do Mundo da maior onda alguma vez surfada e que se admite que possa ter 35 metros de altura.
"Tenho uma grande felicidade quando estou no mar, sinto-me parte dele, e surfar esta onda fora do normal é uma sensação multiplicada muitas vezes, com grande adrenalina", contou.
Vau trabalha com Garrett McNamara, que é o atual detentor da maior onda surfada – 23,77 metros, também na praia do Norte (2011). O norte-americano já deu os parabéns ao português, que considera como um "irmão". O lisboeta, de 40 anos, mostra-se sensibilizado e não considera ter cometido uma "traiçãozinha" ao amigo.
"Esta onda foi a Natureza que me enviou e se me calhou, era porque estava destinado. O Garrett sempre me confessou que se tivesse de perder o recorde, gostava que fosse para mim, porque trabalhamos juntos há anos e somos muito amigos", relatou.
Aguarda homologação
O recorde da maior onda surfada, rotulada de ‘big mamma’, aguarda agora homologação pela Liga Mundial de Surf, depois de analisadas ao pormenor as imagens de vídeo e fotográficas que foram captadas.
PORMENORES
Prédio de nove andares
Os 35 metros, que o surfista de ondas gigantes Hugo Vau terá surfado na quinta-feira, na praia do Norte, equivalem a um prédio de nove andares.
Trabalho de equipa
O surfista mostra-se satisfeito com a proeza e estende os créditos à sua equipa: Alex Botelho (mota de água), Marcelo Luna (equipa de segurança) e Jorge Leal (videógrafo e fotógrafo).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt