Frederico Varandas: “Não basta um pedido de desculpas em off”

Mulher de dirigente leonino agredida com um murro na cara no Dragão Caixa.

19 de março de 2019 às 03:51
Partilhar

"Não basta um pedido de desculpa envergonhado, quase em off, ao presidente do Sporting. São ambos casos cobardes e foram precisos cobardes para o fazer." Foi desta forma que Frederico Varandas reagiu esta segunda-feira às agressões de que foram alvos Miguel Nogueira Leite (vogal do Conselho Diretivo) no Bessa e a mulher de Miguel Albuquerque, diretora das modalidades leoninas, no Dragão Caixa, no sábado, durante um jogo de hóquei em patins.

Frederico Varandas não escondeu a sua indignação e garantiu que o clube vai agir judicialmente. "São episódios de violência que repudiamos, que combatemos e que, sobretudo, não queremos que se repitam. No Bessa, há cerca de nove dias, tivemos um elemento do Conselho Diretivo agredido com murros na nuca. No sábado tivemos uma agressão miserável a uma senhora que foi esmurrada na face", disse.

Pub

O líder leonino, que propõe a criação do "Conselho Estratégico para a Segurança no Desporto", garantiu que os dirigentes do Boavista "pediram desculpas pessoalmente" após os incidente, mas minimizou o telefonema que recebeu de Pinto da Costa, líder do FC Porto, a pedir desculpas pelo sucedido.

"O que aconteceu não pode ser tolerado. Gente desta tem de ser banida dos recintos desportivos. Federações, Liga, conselhos de justiça, de disciplina, Secretaria de Estado do Desporto... não podem fingir que isto não aconteceu. Se as regras existem, que haja coragem para as aplicar", prosseguiu, anunciando que vai pedir uma "audiência ao Governo" e "reuniões com os presidentes de todas as federações".

Pub

Varandas salientou que o "desporto não pode ser um território sem lei e sem decência". "A gravidade exige uma resposta ao mais alto nível institucional. Isto não é um problema do futebol, das claques ou das tribunas. É um problema do desporto nacional", concluiu.

Corrupção do Benfica

"Não vamos descuidar esse assunto. Há jogadores que afirmam em tribunal terem sido aliciados para perder um jogo. Vamos até ao fim porque temos a convicção de que o Sporting foi gravemente prejudicado financeira e desportivamente. Ainda aí vem muita coisa", disse.

Pub

FCP pune adepto

Os dragões dizem que na altura a "única preocupação foi a de tentar circunscrever e sanar o incidente", rejeitando as acusações de terem tentado branquear esta situação.

PORMENORES 

Pub

Sem corte de relações

Frederico Varandas não vai cortar relações com o FC Porto. "Temos os nossos valores e temos de interagir com os outros clubes, mas isso não quer dizer que morra de amores pelos seus dirigentes", disse.

Auditoria forense

Pub

O líder leonino recusou-se a revelar quando é que será conhecido o resultado da auditoria forense ao clube.

Jogo de hóquei em patins

A agressão aconteceu no sábado no FC Porto-Sporting (3-1) em hóquei em patins, que colocou os dragões na liderança.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar