Clubes de futebol querem receber ajuda do Estado

Grupo de trabalho criado pela Liga para avaliar impacto financeiro da paragem dos campeonatos avança com medidas concretas ainda esta semana.

15 de março de 2020 às 01:30
Partilhar

Os clubes profissionais de futebol querem ser incluídos nos apoios públicos que o Estado vier a atribuir às empresas para lidarem com as consequências económicas da Covid-19, apurou o CM. Essa pretensão será reforçada nos próximos dias junto dos dirigentes desportivos que estão em contacto direto com o Governo: a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Federação Portuguesa de Futebol.

"Consciente dos impactos e dos constrangimentos que esta paragem no futebol, por tempo indeterminado, poderá causar nas estruturas das Sociedades Desportivas", a LPFP criou um Grupo de Acompanhamento dos Impactos Económicos no Futebol Profissional, que será responsável por apresentar "medidas concretas" nos próximos dias. 

Pub

Apesar de a LPFP ter amanhã uma reunião sobre a evolução da Covid-19, o CM sabe que é intenção dos clubes portugueses esperarem pelas indicações que serão dadas pela UEFA após o encontro com todas as federações, marcado para terça-feira. A expectativa é que o Euro 2020 seja adiado para o próximo ano, o que permitiria às competições nacionais prolongarem o calendário até ao mês de junho.

Pub

Os ministérios da Administração Interna e da Saúde declararam o estado de alerta no País até 9 de abril. Antes dessa data, os clubes não deverão voltar à atividade normal. E, quando o fizerem, será necessária uma minipré-época para que os atletas estejam nas condições mínimas de competir sem risco de lesões.

Vários dirigentes ouvidos pelo CM temem que só a partir de maio será possível retomar as competições. E os clubes, sobretudo os mais pequenos, não conseguem sobreviver quase dois meses sem receitas. Aqueles que iam receber os grandes até ao fim da Liga e que precisam dessa verba para equilibrar o orçamento estão mais expostos.

Proximidade de ‘vice’ infetado alarma Jesus e equipa técnica

Pub

Maurício Gomes de Mattos, vice-presidente do Flamengo, está mesmo infetado com a Covid-19. O primeiro teste ao dirigente do clube brasileiro deu positivo, mas o segundo foi inconclusivo, pelo que se tornou necessária uma contraprova, que este sábado confirmou a infeção.

Responsável pela pasta de Consulados e Embaixadas do ‘Fla’, Maurício Gomes de Mattos viajou com a equipa treinada por Jorge Jesus até à Colômbia, no dia 5 deste mês, para o jogo da Taça Libertadores frente ao Junior Barranquilla, que o ‘Mengão’ venceu (2-1). O CM sabe que o dirigente esteve próximo da equipa técnica, chefiada por Jorge Jesus, na viagem de regresso ao Rio de Janeiro, o que causou alarme entre os campeões brasileiros.

Todos os jogadores e restantes elementos do staff do ‘Mengão’ fizeram testes de despiste ao novo coronavírus logo na sexta-feira. Os resultados serão conhecidos ainda este domingo.

Pub

Maradona está bem e pede à Argentina que reaja a tempo

Maradona foi considerado um elemento de risco e isolado dos restantes membros do Gimnasia La Plata, mas já disse que está bem de saúde e deixou um apelo: "Espero que na Argentina consigamos reagir a tempo. Isto resolve-se com educação."

Jogadores em vídeos de sensibilização

Pub

A Liga e a Direção-Geral Saúde lançaram uma campanha de prevenção. Alex Telles (FC Porto) e Pizzi (Benfica) participam no 1.º vídeo. O representante do Sporting estará no próximo.

"Devemos seguir as instruções"

"São dias complicados. Quero enviar muita força para todos. Devemos seguir as instruções das organizações de saúde e das autoridades públicas. É o momento de ser responsável e ficar em casa", escreveu este sábado Leonel Messi, avançado do Barcelona, no Instagram.

Pub

Líder da Federação sérvia dá positivo

Slavisa Kokeza, presidente da Federação Sérvia de Futebol, acusou positivo para a Covid-19. Também o Alavés, clube da primeira divisão espanhola, anunciou dois casos de coronavírus na estrutura técnica.

Três casos na Fiorentina

Pub

Depois de Dusan Vlahovic, os jogadores Patrick Cutrone e German Pezzella acusaram positivo na Fiorentina. Já a Sampdoria tem neste momento sete atletas confirmados com a Covid-19.

Rugani pede ajuda para os hospitais

O italiano Daniele Rugani, colega de Ronaldo na Juve e que acusou positivo a Covid-19, pediu para todos contribuírem e ajudarem os hospitais na emergência provocada pela pandemia do coronavírus.

Pub

PORMENORES

Benfica encerra lojas

O Benfica fechou as lojas oficiais e adiou o reembolso dos bilhetes do jogo com o Tondela.

Pub

Venda de Matheus adiada

Já não é este sábado que o WBA fica obrigado a pagar 10 milhões de euros ao Sporting pelo brasileiro Matheus Pereira (tem 29 jogos e são precisos 30).

Atenção aos lesionados

Pub

O V. Setúbal preparou treinos específicos para os lesionados João Meira e Heriberto.

Eleições canceladas

O Gil Vicente já não realiza as eleições no dia 30 deste mês.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar