Atleta transexual causa polémica por lutar com mulheres

O mundo das artes marciais encontra-se envolto numa acesa discussão. Tudo porque a lutadora norte-americana Fallon Fox nasceu homem mas, em 2006, quando tinha 30 anos, mudou de sexo, pelo que combate agora nas categorias femininas, algo que muitos consideram uma injustiça.

07 de março de 2013 às 09:18
fallon fox, combate, luta, artes marciais, polémica, mma, ufc, cfa Foto: DR
Partilhar

A polémica de Fox ganhou nova dimensão no passado fim de semana, depois de ter derrotado a sua adversária,  Ericka Newsome, no sábado, em apenas 39 segundos, durante um evento do Ultimate Fighting Championship.

Apesar da controvérsia, Fallon Fox garante que é uma mulher como outra qualquer, sem qualquer vantagem natural sobre as suas oponentes.

Pub

A atleta tem agendado um combate para 20 de abril, integrado no Championship Fighting Alliance (CFA), mas apenas poderá subir ao ringue caso tenha aprovação jurídica, já que a sua licença como lutadora foi entretanto suspensa, até ficar decidido se se encontra numa situação ilegal.

Jorge De La Noval, presidente executivo da Championship Fighting Alliance (CFA), afirma, no entanto, que a sua organização não discrimina qualquer lutador, desde que possua a licença profissional em dia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar