Beira-Mar sagra-se campeão
Três épocas depois o Beira-Mar regressa ao escalão principal do futebol português conquistando pela segunda vez o título de campeão da Liga de Honra. A última ocorreu na época 2005/06 ao comando de Augusto Inácio.
A esperada vitória sobre o despromovido Carregado foi tão evidente quanto a demora na marcação do golo de Kanu aos 40’. Aconteceu então a “explosão” de alegria dos adeptos que a partir desse momento iniciaram os festejos na tradicional Praça do Peixe.
Com um passivo a ultrapassar os 6 milhões de euros, o Beira-Mar esteve prestes a ser extinto e só a muito custo conseguiu inscrever a equipa neste campeonato. Mano Nunes assumiu essa responsabilidade para em Outubro abandonar a direcção dando lugar a uma Comissão Administrativa liderada pelo bancário António Regala. Pelo meio, salários em atraso e pré-avisos de greve foram ameaças constantes a que só a mão firme do técnico Leonardo Jardim conseguiu conter.
O técnico madeirense de 35 anos subiu o Chaves na época transacta à Liga de Honra e este ano o Beira-Mar à 1ª Divisão. Uma proeza só igualada por Manuel Machado (Moreirense) e José Peseiro (Nacional). Com eleições marcadas para 5 de Junho, o emblema de Aveiro prepara-se para novos desafios sendo o mais controverso o diferendo com a edilidade, nomeadamente em relação à gestão ruinosa do estádio.
FICHA DE JOGO
Estádio Municipal de Aveiro
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Auxiliares: Rui Licínio e João Silva
Treinador: Leonardo Jardim
Disciplina: Amarelo a Élio (74’)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt