Benfica poupa juros
Três grandes devem 125 milhões de euros em obrigações.
O Benfica oferece uma taxa de juro de 4,75 por cento a quem adquirir títulos obrigacionistas do empréstimo a três anos da SAD, que visa obter um financiamento de 55 milhões de euros.
Esta operação segue-se a duas outras, bem recentes, do FC Porto e do Sporting (ambas em maio último), que também fizeram emissões de dívida. E na comparação direta, o Benfica é, dos três grandes do futebol português, aquele que pior remunera os investidores: garante 4,75 por cento por ano, enquanto o Sporting dá 6,25 por cento e o FC Porto oferece cinco por cento. Noutra perspetiva, o Benfica é quem mais poupa.
Em relação ao Sporting, por exemplo, pagar menos 1,5 por cento de taxa de juro é sinónimo de gastar menos 15 mil euros por cada milhão.
A emissão obrigacionista do Benfica tem início hoje. Serão colocados nove milhões de títulos, com um valor nominal de cinco euros, o que perfaz um total de 45 milhões de euros, que poderão chegar aos 55 milhões caso a SAD do clube encarnado exerça essa opção até ao dia 3 de julho. O período de subscrição termina em 9 de julho.
A taxa de juro agora prometida pelo Benfica é bastante inferior à que foi garantida em 2013, no anterior empréstimo obrigacionista. Então, a remuneração, também a três anos, era de 7,25 por cento, para um valor de dívida de 45 milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt