BIRMINGHAM: RUI SILVA DECEPCIONA

Portugal não entrou da melhor maneira nos Campeonatos do Mundo de pista coberta Birmingham’ 2003, em Inglaterra, com os atletas portugueses em competição a não conseguirem alcançar as medalhas.

15 de março de 2003 às 00:00
Partilhar

Somente Naíde Gomes conseguiu dar um ar da sua graça, tendo lutado até ao fim pela medalha de bronze no pentatlo, mas as suas adversárias revelaram-se mais fortes na última prova, os 800 metros.

O atleta luso, campeão em título na distância, deixou escapar a qualificação para a corrida final por escassos dois centésimos de segundo (foi 3.º com o tempo de 3.48,41 minutos), já que em cada uma das eliminatórias só se apuravam os dois primeiros. Rui Silva ocupou quase sempre o 2.º posto mas, em cima da meta, deixou-se surpreender pelo marroquino Abdelkader Hachlaf. “Foi o excesso de confiança”, justificou, o sportinguista reconhecendo: “É óbvio que estou desiludido. Podia apurar-me sem dificuldade”.

Pub

Ao sportinguista restava esperar por uma possível repescagem (passavam ainda os três perdedores mais rápidos), mas a série seguinte foi ainda mais rápida. Nesta eliminatória, Luís Feiteira, outro português em acção, foi último classificado mas, devido ao elevado ritmo imposto, conseguiu mesmo um tempo mais rápido que Rui Silva, terminando em 3.46,89.

NAÍDE ALIMENTOU ESPERANÇA

Em bom plano esteve Naíde Gomes no pentatlo. A atleta do Sporting acabou por terminar em 5.º, mas ainda conseguiu arrecadar um recorde pessoal, nos 60 metros barreiras, assim como uma excelente marca no salto em altura (1,83 metros). Naíde concluiu com 4476 pontos, melhor marca nacional do ano.

Pub

À partida para os 800 metros, a última prova, apenas 38 pontos separavam a portuguesa (então em 4.º) da francesa Collonvillé, que acabaria por ganhar a distância, enquanto Naíde, vice-campeã da Europa, não foi além do 6.º posto. A sueca Klüft arrecadou a medalha de ouro.

Nas outras distâncias onde competiram portugueses, estes não lograram chegar às finais. Sandra Teixeira e Nédia Semedo foram eliminadas na prova de 800 metros. A primeira não conseguiu melhor que o 5.º lugar na sua série, enquanto Nédia Semedo foi obrigada a desistir após sofrer uma queda numa curva quando se encontrava no 3.º lugar.

Ainda na mesma distância, mas em masculinos, João Pires seguiu o mesmo destino das colegas, posicionando-se em 5.º (1.50,76).

Pub

Carmo Tavares, nos 400 metros, foi somente 4.ª classificada, terminando a sua prestação com o registo de 53,65 segundos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar