Camacho já tem o seu Mantorras

Freddy Adu marcou frente ao Marítimo o seu terceiro golo pelo Benfica e começa a ganhar aura de homem dos golos decisivos, depois de também ter sido determinante ante Estrela da Amadora e V. Setúbal, em jogos da Taça da Liga.

30 de outubro de 2007 às 00:00
Camacho já tem o seu Mantorras Foto: José Manuel Ribeiro / Reuters
Partilhar

Tal como Pedro Mantorras no ano da conquista do título (2004/05) com Giovanni Trapattoni, Adu começa a especializar-se na arte de entrar tarde em jogo e marcar ao cair do pano.

A história de Adu dava um filme. Nascido no Gana, um golpe do destino levou-o aos oito anos para os Estados Unidos, porque a mãe ganhou vistos para a família emigrar no âmbito de um programa do congresso norte-americano que funciona como uma espécie de lotaria. O jeito para o futebol levou-o a entrar numa Academia onde aperfeiçoou talento sem descurar os estudos. Com 14 anos era já apontado como um prodígio do futebol e uma série de clubes ingleses e italianos lutaram pela sua contratação. Acabou por assinar pelo DC United tornando-se o mais jovem atleta norte-americano a ter um contrato profissional. Depois teve de esperar até aos 18 anos para poder sair dos EUA e o Benfica ganhou a corrida a Everton, Tottenham e Glasgow Rangers, pagando 1,5 milhões de euros pelo seu passe.

Pub

Camacho tem gerido com muito cuidado a sua integração e não entra em euforias, relativizando os feitos de Adu. “Está a fazer muito bem os últimos minutos, mas os outros também estão a trabalhar 80 minutos e ele pode aproveitar. Se continuar a trabalhar, vai ter mais oportunidades”, afirmou o treinador à Lusa.

Apesar das cautelas, Camacho parece ciente de que Adu é diamante por lapidar: “Tem qualidade e pode dar muito ao Benfica mas é muito jovem, como o Di María e outros. Temos de ter paciência com eles porque ainda têm de aprender muitas coisas sobre o futebol de topo na Europa.” Mas pela amostra, Adu parece mesmo destinado a outros grandes feitos.

Nome: Fredua Koranteng Adu (Freddy Adu)

Pub

Data de nascimento: 2 de Junho de 1989 (18 anos)

Local de Nascimento: Tema, no Gana

Nacionalidade: Norte-americana

Pub

Posição: Avançado

Altura: 1,70

Clubes: DC United (EUA), 2004-07

Pub

- 87 jogos, 11 golos; Real Salt Lake (EUA), 2007 - 11 jogos, 1 golos;

Internacionalizações pela selecção A dos EUA: 2 (0 golos)

"RUI COSTA É IGUAL AOS OUTROS"

Pub

José Antonio Camacho garantiu ontem que Rui Costa não tem tratamento especial por ser visto como um símbolo do clube. “Todos os jogadores são iguais. Quando baixa o seu rendimento, ou tem uma lesão, é substituído, como os outros”, disse, em entrevista à Lusa, frisando que o maestro “está a demonstrar que tem capacidade para continuar a jogar ao mais alto nível”.

O técnico considera que o FC Porto é “favorito” ao título, “até pela vantagem que já leva”. “Se eles não escorregarem, nada podemos fazer”, afirmou, elogiando os dragões: “O FC Porto está a fazer um grande trabalho, que lhe permite vender jogadores todos os anos, mas comprar também outros grandes jogadores. Está todos os anos na Champions e sempre a lutar pela vitória na Liga portuguesa.”

Camacho reiterou a intenção de reduzir o plantel em Janeiro. “Jogam 11 e outros sete têm de ir para a concentração. Ficam de fora 12 jogadores. Um plantel com 30 jogadores é muito”, disse, sublinhando que “o mercado de Inverno não é fácil: “As coisas têm de ser feitas com muita tranquilidade e com muitas pistas falsas.”

Pub

- 8 Adu nasceu no Gana, mas quando tinha oito anos a mãe ganhou um visto de entrada nos EUA e a família emigrou.

- 2003 Foi o ano em que Adu se tornou oficialmente um cidadão norte-americano de pleno direito.

- 12 O avançado do Benfica tinha 12 anos quando passou a residir na Academia de Futebol IMG, em Bradenton, na Florida.

Pub

- 14 Era a idade de Adu quando se tornou o mais jovem atleta norte-americano a assinar contrato de profissional, pelo DC United.

- 1 Freddy Adu foi o número um do ‘Draft’ da Major League Soccer (MLS) em 2004, onde o sistema é idêntico ao utilizado na NBA.

- 18 O avançado norte-americano é o jogador da liga portuguesa que menos tempo precisa para marcar um golo: 18 minutos.

Pub

- 3 É o número de golos que Adu apontou no Benfica em seis jogos - marcou ao Estrela, V. Setúbal e Marítimo e ficou em branco ante Copenhaga, Sporting e Celtic.

- 2 O jogador integrou por duas vezes a equipa ‘All-Star’ da MLS, a liga profissional de futebol norte-americana. Em 2005 foi nomeado pela FIFPRO para melhor jovem jogador do ano.

SEMPRE NOTÍCIA

Pub

A contratação de Feddy Adu pelo Benfica foi também motivada por questões de ordem comercial. E o certo é que sempre que Adu se destaca o Benfica é notícia nos Estados Unidos e no Mundo. Ontem, o golo de Adu ao Marítimo foi destaque, por exemplo, no site da célebre revista ‘Sports Ilustrated’ e também no da FIFA.

PAULO COSTA

O árbitro portuense Paulo Costa foi nomeado para o V. Setúbal-Benfica da 2.ª mão da 4.ª ronda da Taça da Liga (1-1 na 1.ª mão). No treino de ontem, os lesionados Petit, Nuno Gomes e David Luiz treinaram condicionados, mas com bola. Nélson só fez corrida.

Pub

CLUBE COM LUCRO

Os sócios do Benfica estiveram ontem reunidos em Assembleia Geral e deverão ter aprovado o relatório e contas para 2006/07, que registou lucros de 618 mil euros, o que sucede pela primeira vez em cinco anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar