Comité Olímpico Internacional vai propor à ONU trégua olímpica para Jogos de Inverno de 2026
Documento será apresentado aos Estados-Membros pelo governo italiano, em colaboração com o COI, o Comité Paralímpico Internacional e o comité organizador dos próximos Jogos.
O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta sexta-feira que a resolução sobre a trégua olímpica para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 será submetida à Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima quarta-feira.
O documento será apresentado aos Estados-Membros pelo governo italiano, em colaboração com o COI, o Comité Paralímpico Internacional e o comité organizador dos próximos Jogos de Inverno.
A intervenção inicial caberá ao presidente do comité organizador, Giovanni Malagò, seguindo-se declarações das delegações estatais e uma intervenção da presidente do COI, Kirsty Coventry.
A tradição da trégua olímpica remonta ao ano 776 a.C., durante os Jogos de Olímpia, e visa suspender hostilidades para garantir a segurança de atletas e espectadores.
O COI recuperou a trégua olímpica em 1992, que tem sido apresentada antes de cada edição dos Jogos.
Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, o COI não permitiu que a Rússia e a Bielorrússia participassem nos Jogos de Paris 2024, por violação da trégua olímpica.
Os Jogos Olímpicos de Inverno decorrem entre 06 e 22 de fevereiro de 2026, enquanto os Jogos Paralímpicos se realizam entre 06 e 15 de março, ambos nas cidades italianas de Milão e Cortina d'Ampezzo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt