Dragão acorda e esmaga
Belenenses SAD ainda marcou primeiro, mas a expulsão de Sithole ajudou o FC Porto a arrancar para a goleada.
O FC Porto segue firme na liderança depois de uma vitória gorda, segura, mas que só começou a ser construída depois de o Belenenses SAD marcar e sobretudo após a expulsão de Sithole perto da meia hora de jogo. Evanilson foi o destaque da goleada ao fazer um hat trick.
Os dragões mudaram o figurino. Deixaram Taremi no banco e tentaram dar mais criatividade e velocidade. Durante meia hora pouco ou nada resultou. Durante esse período apenas Vitinha teve um remate que colocou à prova Luiz Felipe.
Do outro lado, o Belenenses SAD que apostava todas as fichas num meio-campo forte e povoado. A equipa menos concretizadora da Liga surpreendeu o líder com um golo aos 13’, com Abel Camará a marcar, após um canto.
Surpresa no Jamor, que se foi diluindo à passagem da meia hora. Sithole viu, de forma infantil, o segundo amarelo (tal como já tinha sido o primeiro) e acabou expulso. Foi o princípio do fim. Praticamente logo a seguir o FC Porto empatou por Evanilson. Até ao intervalo, foi um rolo compressor que só não teve resultados práticos porque Luiz Felipe estava inspirado e os avançados portistas ineficazes.
Depois do descanso aconteceu o que se esperava: o desmoronar total do castelo de cartas da equipa da casa. A reviravolta total surgiu de novo pelo brasileiro Evanilson, num grande lance individual.
Taremi acentuou ainda mais a força do conjunto portista (1-3) e Evanilson (já depois de Luis Díaz falhar um penálti) fez o hat trick e confirmou a sequência de 13 jogos seguidos a vencer na Liga dos líderes isolados do campeonato.
Evanilson matador
Cada jogo que passa ganha pontos e neste caso golos. Foi escolha única para a frente de ataque e justificou. Empatou num lance de oportunidade, deu vantagem ao FC Porto num golo de pura classe e a terminar um cabeceamento que selou o hat trick.
Negativo
Só um avançado?
Conceição surpreendeu ao deixar Taremi no banco. Num encontro que se adivinhava de sentido único, acabou por não ser uma opção acertada. Logo após o empate, o iraniano Taremi entrou e, com mais um, o FC Porto foi avassalador.
Arbitragem
Bem nos lances capitais
Vermelho bem mostrado a Sithole (por acumulação). VAR corrigiu e deu golo a Evanilson que estava em situação regular por 23 cm. Não se entende o porquê de apitar antes de Taremi atirar para o fundo da baliza perto do intervalo (não contou).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt