Dragão faminto ruma aos ‘oitavos’ da Champions

Aboubakar e Brahimi fizeram estragos na defesa monegasca, garantindo três golos até ao intervalo da partida.

07 de dezembro de 2017 às 01:30
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA
FC Porto-Mónaco Foto: LUSA

1/11

Partilhar

O FC Porto garantiu esta quarta-feira com classe a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com uma goleada sobre o Mónaco (5-2).

Sérgio Conceição precisava de ganhar e não facilitou. Tentou uma alteração no onze (trocou Sérgio Oliveira por Otávio), mas a surpresa só durou até ao final do aquecimento. O brasileiro lesionou-se e foi André André que entrou no onze.

Pub

O Mónaco, de Leonardo Jardim, já estava há muito eliminado. Entrou sem ambição e foi engolido. Foi um dragão insaciável aquele que arrasou. Aboubakar não podia ter começado melhor e aos 9’ já festejava um golo, com um passe de Brahimi. A vantagem trouxe tranquilidade, mas não retirou a ambição. O FC Porto manteve o ritmo e até foi com naturalidade que surgiu o 2-0. Também por Aboubakar. Tudo corria bem e ainda antes do intervalo Brahimi fazia o 3-0, já sem os expulsos Felipe e Ghezzal.

Após o intervalo, o Mónaco esboçou uma reação e reduziu de penálti por Glik. O dragão acelerou e Alex Telles ampliou a vantagem. Falcão entrou e fez o 4-2, sendo aplaudido até pelos adeptos portistas. Mas foi Soares que estabeleceu o resultado final de 5-2.

Pub

Um dragão faminto que garantiu a passagem aos ‘oitavos’ da Champions pela 13ª vez. Com a vitória de ontem, o FC Porto encaixou mais 7,5 milhões de euros.

ANÁLISE 

Aboubakar letal

Pub

Aboubakar esteve imparável, com dois golos e uma assistência. Tem cinco golos em cinco jogos na Champions. Esta época já marcou 17 golos em 21 encontros pelos dragões.

Expulsão de Felipe

O defesa-central do FC Porto reagiu a uma agressão de Ghezzal e foram os dois expulsos. Não pensou na equipa nem nos olheiros da seleção brasileira que o observavam.

Pub

Dois penáltis por assinalar

Bem nas expulsões de Ghezzal e Felipe. Errou ao não assinalar duas grandes penalidades a favor do FC Porto. Uma por falta sobre Brahimi e outra por mão de Kongolo na área. Dúvidas no penálti assinalado por mão de Marcano.

"Sonho faz parte do nosso balneário" 

"O sonho faz parte daquilo que é o nosso balneário. Temos objetivos bem definidos e este era um deles. Conseguimos chegar aos ‘oitavos’, agora tudo o que vier não vamos deixar cair nada, vamos sonhando", disse Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, no final do jogo.

Pub

O técnico lamentou a lesão de Otávio no aquecimento, bem como a expulsão de Felipe, ainda na primeira parte. "O Otávio ressentiu-se de um problema muscular, o staff médico vai avaliar amanhã [hoje], mas ainda não sabemos o tempo de paragem. O Felipe passou por aquele momento, mas não deve acontecer."

Conceição congratulou, ainda, a equipa pelo apuramento para a próxima fase da Champions. "Fizemos o nosso trabalho, temos de dar os parabéns aos nossos jogadores. O Leipzig fez um investimento de 100 milhões de euros, o próprio Mónaco, apesar de vender muito, também investiu bem", referiu, considerando que os portugueses devem estar "orgulhosos" do percurso dos azuis-e-brancos na competição.

Leonardo Jardim: "jogadores cometeram muitos erros..."

"Para o nível pretendido para esta competição estivemos abaixo do necessário. Os nossos jogadores cometeram muitos erros", disse Leonardo Jardim, técnico do Mónaco.

Pub

Sobre as possibilidades do FC Porto na competição, referiu: "Não sei até onde pode ir. Têm de pensar passo a passo e tentar chegar o mais longe possível. Esta competição conta com sete ou oito equipas muito mais apetrechadas."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar