"Estou quase a 100 por cento”

Cristiano Ronaldo diz que Portugal tem de provar que é das melhores selecções do Mundo e que o deve fazer já hoje (20h45, TVI) diante da Albânia, em Braga.

15 de outubro de 2008 às 00:30
"Estou quase a 100 por cento” Foto: António Cotrim / Lusa
Partilhar

– Qual a importância do jogo com a Albânia?

Cristiano Ronaldo – A nossa responsabilidade passa por ganhar e nos colocarmos já no grupo da frente. Mas vai ser um jogo difícil. A Albânia é uma selecção que tem o mesmo número de pontos e de jogos do que nós, mas se achamos que somos os melhores do Mundo, temos de o provar dentro de campo.

Pub

– Qual é o segredo para a vitória?

– Há que entrar a fazer pressão alta e com ambição de marcar cedo para tranquilizar a equipa.

– A sua ausência foi sentida nos primeiros jogos da Selecção sob o comando de Carlos Queiroz?

Pub

– Só faz falta quem cá está e, também no meu caso, a equipa não poderia nunca depender de um ou dois jogadores.

– Ser capitão aumenta-lhe as responsabilidades?

– Já tinha sido capitão com Scolari. A responsabilidade é a mesma.

Pub

– Já está na melhor forma?

– Tenho vindo a progredir de jogo para jogo. A cirurgia foi complicada, mas tenho evoluído bem. Já me sinto quase a cem por cento.

– Os passes e qualidade de jogo do Deco fazem falta à Selecção?

Pub

– Deco é um jogador extraordinário, mas a Selecção não pode depender de apenas um ou outro jogador. Há outros que sabem fazer grandes passes.

– Os jogos com a Dinamarca e Suécia deixaram marcas?

– Contra a Dinamarca não digo que não, agora contra a Suécia o empate não deixa de ser um bom resultado, até porque jogámos fora. Ganhámos um ponto.

Pub

– Quem prefere ter a seu lado no ataque: Nuno Gomes ou Hugo Almeida?

– Conheço os dois muito bem. Independentemente de quem irá jogar, tentarei entender-me da melhor forma possível com o colega escolhido pelo treinador.

– Tem noção de quantos dias faltam para ser considerado o melhor jogador do Mundo?

Pub

– Sinceramente, nem sei o dia em que o prémio será entregue ao vencedor. Claro que quero ser o melhor do Mundo, mas não vivo obcecado com isso, vivo de uma forma tranquila.

DANNY DEVE SUBSTITUIR MEIRA

Danny deverá ser titular esta noite, o que implica a saída de Fernando Meira do onze, relativamente à equipa que empatou (0-0) na Suécia.

Pub

A saída de Meira tem a ver com as características do adversário, que se prevê muito mais retraído do que os suecos. Logo, o meio-campo ofensivo será reforçado, em detrimento do meio-campo defensivo. Danny, em grande momento de forma, perfila--se como primeira alternativa, embora Carlos Martins espreite também uma vaga

Queiroz ensaiou o esquema ontem, à porta fechada e longe do olhar de todos. Só os primeiros 15 minutos foram abertos à imprensa.

CARLOS QUEIROZ PEDE DETERMINAÇÃO

Pub

Carlos Queiroz disse ontem esperar que os jogadores portugueses entrem "motivados e confiantes" no jogo diante da Albânia. "Desde o primeiro segundo temos de impor o nosso estilo, conceito, estrutura, sistema e mais-valias. Temos de impor as regras do jogo. Jogamos em casa. Quero uma equipa cheia de determinação, confiança e muita motivação", afirmou o seleccionador nacional, projectando o encontro (no Municipal de Braga) de apuramento para o Mundial de 2010.

O técnico alertou ainda para o perigo que os albaneses podem constituir. "Cairia no ridículo se dissesse que a Albânia é uma das favoritas à fase final do Mundial. Mas é uma das favoritas a colocar alguém fora de competição. Como se costuma dizer, caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém", avisou Queiroz, reforçando: "A Albânia pode utilizar três fórmulas. Estamos preparados para qualquer que seja a solução. Acima de tudo, este encontro vai dar Portugal."

UCRÂNIA BATE 'NOVOS' SUB-21

Pub

 A Selecção de sub-21 começou mal o novo ciclo ao perder (1-0) ontem frente à Ucrânia, em jogo particular disputado em Gaia. O seleccionador Rui Caçador promoveu 11 estreias, procurando recuperar o brilho perdido depois de falhar o apuramento para o Europeu na Suécia, em 2009. Portugal criou muitas ocasiões de golo e o extremo Candeias chegou a rematar ao poste, mas a má pontaria lusa foi uma constante. Já depois dos 90 minutos, uma desatenção da defesa permitiu a Fedorchuk garantir o triunfo à selecção ucraniana.

APONTAMENTOS

MADAÍL APONTA RONALDO

Pub

Gilberto Madaíl garantiu ontem que tem feito lóbi a favor da eleição de Ronaldo paraMelhor Jogador do Mundo.

AS ESTRELAS DE PERTO

Dezenas de pessoas apoiaram ontem a Selecção desde a saída do hotel até à chegada ao estádio. As portas do treino, contudo, não foram abertas ao público.

Pub

BRUNO ALVES EM ALTA

Antes do treino de ontem, Bruno Alves posou para algumas fotografias com adeptos, tendo sido dos mais requisitados.

FRASES

Pub

- "É importante ver que jogadores temos na mão e construir uma grande equipa. Se formos honestos, nunca chegámos lá. Nunca conseguimos uma equipa, uma equipa que ganhasse." Carlos Queiroz

- "Temos de construir uma grande equipa se queremos ser campeões e para issoé necessário tempo." idem

- "Bruno Alves é mais um trunfo nos livres directos." idem

Pub

- "Conheço bem os dois [Nuno Gomes e Hugo Almeida]. Jogarei o melhor possível com quem for escolhido pelo treinador." Cristiano Ronaldo

NOTAS

APOIO: 25 MIL NA PEDREIRA

Pub

Até ao final da tarde de ontem tinham sido vendidos cerca de 25 mil bilhetes para o encontro de hoje no Estádio Municipal de Braga. A FPF espera ter lotação esgotada (30 mil pessoas)

FPF: HOMENAGEM PARAOLÍMPICOS

Os 11 atletas portugueses medalhados nos Jogos Paraolímpicos de Pequim vão ser homenageados pela Federação Portuguesa de Futebol no jogo de hoje frente à Albânia

Pub

ARIE HAAN: TRAVAR PORTUGAL

O seleccionador da Albânia, Arie Haan, remete o favoritismo para Portugal no encontro desta noite, mas assegura que a equipa vai "fazer tudo" para travar a selecção nacional

 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar