FC Porto vai apostar em três centrais para travar Cristiano Ronaldo
Sérgio Conceição pondera repetir defesa reforçada utilizada na Champions com Man. City.
Sérgio Conceição está a ponderar jogar com três centrais amanhã, na receção à Juventus para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O treinador do FC Porto, sabe o CM, considera que grande parte do sucesso na eliminatória passa por tentar não sofrer golos em casa. E, para isso, é preciso travar o ataque italiano, sobretudo Cristiano Ronaldo.
A aposta numa defesa reforçada não é inédita esta época. Sérgio Conceição utilizou esse esquema tático nos dois jogos com o Man. City: e se perdeu no primeiro (1-3 em Manchester), logrou um empate no segundo, no Dragão, precisamente sem sofrer golos (0-0). A fórmula foi repetida frente ao Sporting, nas meias-finais da Taça da Liga, jogo que o FC Porto só perdeu (1-2) nos instantes finais: Jovane marcou aos 86’ e aos 90+4’.
Caso a opção recaia por uma linha com cinco defesas, Sarr poderá jogar no centro ao lado de Pepe e Mbemba, deixando as faixas para Manafá e Zaidu. No meio-campo, Sérgio Oliveira e Uribe teriam o apoio de Otávio e Corona, a jogarem mais por dentro, para dar vantagem aos azuis-e-brancos na batalha do miolo. Taremi seria o único avançado, até pelo mau momento de forma de Marega.
Com três centrais, o FC Porto poderá controlar melhor as diagonais de Cristiano Ronaldo, que com um colega no ataque (Morata) tende a partir de zonas laterais, explorando o espaço entre centrais para finalizar. E a estatística mostra que travar CR7 é meio caminho para conseguir um bom resultado frente à Juve. Das quatro derrotas da equipa italiana, em três delas o craque português não marcou qualquer golo - na outra não jogou. E em dois dos sete empates também ficou em branco.
O avançado português não tem um histórico profícuo frente aos dragões: em seis jogos só tem uma vitória, na única partida em que marcou um golo. Esse jogo, na última visita ao Dragão, foi há quase 12 anos.
65,4
milhões de euros é quanto o FC Porto já ganhou com a Liga dos Campeões, segundo o relatório e contas semestral. Este valor já inclui os direitos televisivos até ao fim de dezembro e a passagem aos oitavos de final. O apuramento para os ‘quartos’ rende outros 10,5 milhões €.
Os defesas brasileiros da Juventus Danilo e Alex Sandro, que representaram o FC Porto entre 2011 e 2015, destacaram a “mentalidade” competitiva dos ‘dragões’ e anteciparam um duelo difícil na Champions.
Companheiro de Cristiano Ronaldo no Real Madrid e na seleção nacional, Pepe vai defrontar o avançado pela primeira vez. “Treinei muitas vezes contra ele. Vai ser um jogo especial”, disse o central do FC Porto à revista da UEFA. “Espero a vitória. Agora, sabemos que vai ser muito difícil. A Juventus tem grandíssimos jogadores. Para mim, tem o melhor do Mundo, o Cristiano”, acrescentou o defesa. A UEFA escolheu o espanhol Carlos Del Cerro Grande para apitar o jogo.
O FC Porto inscreveu Francisco Conceição na lista B da Liga dos Campeões, pelo que o extremo (18 anos) pode defrontar amanhã (20h00) a Juventus. O filho de Sérgio Conceição teve uma estreia positiva na equipa principal dos dragões com o Boavista (2-2) e reforçou o seu espaço no plantel. Neste momento, está à frente de Felipe Anderson nas opções e ao mesmo nível de Fábio Vieira e João Mário.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt