FÉRIAS COMPULSIVAS ANTES DO MUNDIAL 2006
A federação internacional de futebol FIFA deverá impor um período de três semanas e meia de pausa obrigatória para os futebolistas antes da fase final do campeonato do Mundo em 2006, que se disputa na Alemanha. Nesse ano, os campeonatos nacionais dos países participantes terão de terminar até 14 de Maio.
Encerrando dois dias de debate em Zurique, o presidente da FIFA, Sepp Blatter, admitiu que a organização tem vindo a analisar o problema do alegado excesso de carga de jogos, que tem vindo s servir de pretexto a muitos futebolistas para porem fim precoce às carreiras nas suas respectivas selecções nacionais. "Tem-se falado muito sobre os jogadores estarem demasiado cansados e os árbitros mostrarem falta de consistência em recentes torneios importantes e eu, de uma forma geral, diria que concordo com essa conversa", admitiu Blatter.
Assim, o Comité Executivo da FIFA, em Dezembro próximo, deverá decretar a obrigatoriedade de as associações nacionais de futebol dos países apurados para a fase final do Mundial'2006 terminarem os respectivos campeonatos e 'taças', nesse ano, até 14 de Maio. A essa data seguir-se-á um período obrigatório de 8 dias de descanso para os futebolistas, antes de se juntarem às respectivas selecções para 17 dias de estágio. O Mundial'2006, na Alemanha, começa no dia 9 de Junho.
Além desta novidade, Blatter revelou ainda que a FIFA vai impor multas às federações italiana, holandesa e francesa, por não aplicarem os devidos castigos em casos de doping (seis meses de suspensão).
A FIFA vai ainda rever os estatutos de formação das selecções para o torneio olímpico de futebol, possivelmente mudando a regra que permite a cada equipa convocar três jogadores com idade superior a 23 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt