Freddy Adu provoca euforia na Portela
Freddy Adu custou ao Benfica 1,462 milhões de euros (dois milhões de dólares), valor que os encarnados já declararam à CMVM. Corresponde, no fundo, ao montante proposto pelo clube da Luz à Major League Soccer (MLS) desde o primeiro momento. Inicialmente a proposta terá sido recusada, mas acabou por ser suficiente.
A cifra causou profunda surpresa entre os conterrâneos de Adu, habituados a ouvir que o jovem prodígio nunca seria vendido por menos de 7,5 milhões de euros. Mas a verdade é que o Benfica soube avaliar bem a fragilidade negocial da MLS num contexto em que o futebolista impôs a sua vontade de jogar na Europa e acabou por garantir a maior promessa do futebol americano.
Segundo apurou o CM, este era o terceiro dos quatro anos de contrato que Adu, de 18 anos, tinha com a MLS, organismo que corria o risco de o ver sair no final da época sem encaixar dinheiro. A MLS tinha direito de opção sobre o jogador por mais dois anos, mas a cláusula assinada entre as duas partes previa que Adu passasse a auferir um salário anual de 750 mil dólares (548 mil euros), mais 140 mil do que o salário que auferia actualmente. No Benfica, Adu irá ganhar sensivelmente o mesmo.
Na Portela, Adu foi recebido de forma apoteótica, vendo-se envolvido por jornalistas e adeptos que o aguardavam no exterior.
“Sim, estou surpreendido com esta recepção”, reconheceu, sorridente. Meio perdido, e sem dar com o funcionário do Benfica que o foi buscar ao aeroporto, Adu pediu a ajuda de um polícia, que voltou a introduzi-lo na zona de desembarque. Antes de entrar ainda acrescentou: “Estou contente por cá estar. Por que não haveria de estar? Conheço muito do Benfica, tem bons jogadores.”
Saiu minutos depois, já acompanhado da mãe, Emelia, e do empresário, Richard Motzkin, em direcção ao carro, recusando prestar mais declarações.
Hoje, o avançado norte-americano deverá ser apresentado, oportunidade para dizer o que pensa do novo clube.
Fredua Koranteng Adu nasceu em Tema (Gana), a 2 de Junho 1989. Decorria o ano de 1996 quando a mãe emigrou para os Estados Unidos. Nessa altura, já Freddy Adu chamava a atenção dos graúdos nas ruas de Tema. O talento futebolístico levou-o a tornar-se conhecido internacionalmente com apenas 14 anos e, na MLS, jogou três épocas no D Washington DC e uma no Real Salt Lake. Em 4 épocas registou 98 jogos, 12 golos e 19 assistências.
"IR PARA A LUZ FOI A MELHOR ESCOLHA"
Daniel Gaspar, antigo treinador de guarda-redes da selecção nacional, Sporting, FC Porto e Benfica, teceu rasgados elogios a Freddy Adu e assegurou que o jovem avançado fez a aposta certa para esta primeira aventura europeia. “Ir para a Luz e para o futebol português foi a melhor escolha. É onde ele poderá ter mais sucesso. É um futebol com uma grande base de talento técnico. Se ele fosse para Inglaterra, por exemplo, sentiria mais dificuldades, porque o futebol é mais directo”, afirmou Gaspar ao CM.
O técnico, que dirige uma escola de guarda-redes nos Estados Unidos, alertou ainda para a necessidade de Adu ter espaço para uma boa adaptação: “É uma pressão totalmente diferente. A realidade norte-americana nada tem a ver com o que se vive em Portugal. Se lhe derem tempo e espaço será um excelente reforço”.
A AVALIAÇÃO DE DANIEL GASPAR (Ex-técnico de guarda-redes da Selecção, Sporting, FC Porto e Benfica. Tem uma escola nos EUA.)
CABEÇA
cabeça
“Não sendo um jogador alto, tem 1,72m o jogo aéreo não é o ponto forte de Freddy Adu”.
TÉCNICA APURADA
“É um jogador de grande talento, muito forte tecnicamente, muito móvel e dinâmico. É rápido não só na execução mas no pensamento do jogo. Chuta e finta muito bem.”
ADAPTAÇÃO
“Não podem pedir ao Adu que resolva logo. Precisa de adaptação e o seu maior desafio será mental: conseguir ou não corresponder à pressão de estar num grande clube.”
ESPECTÁCULO
“Acredito que os adeptos do Benfica vão gostar de o ver jogar. Joga para o espectáculo e é seguramente um dos melhores jogadores norte-americanos da actualidade. Fez um grande Mundial sub-20.”
PÉ DIREITO
“O jogo com o pé direito é bom, mas não é tão forte quanto o seu pé esquerdo. No entanto, não é um pé totalmente ‘cego’. O remate não sai tão forte, mas é sobretudo utilizado para o passe curto, as tabelas e para a condução de bola. Ainda assim, já o vi finalizar com o pé direito e não é mau de todo.”
PÉ ESQUERDO
“É sem dúvida alguma o seu melhor pé. O Freddy Adu tem um pé esquerdo simplesmente fabuloso. Além das fintas, possui um remate muito bom e muito forte. Esta é a a sua principal arma.”
DI MARIA E DIÁZ
Os argentinos Di Maria e Díaz chegaram ontem de manhã a Lisboa. Hoje fazem testes médicos e devem assinar contrato com o Benfica.
DINHEIRO REJEITADO
Adu tinha 10 anos quando participou num torneio em Itália. Várias equipas ofereceram muito dinheiro à mãe, sem sucesso. “Só aos 18 anos”, respondeu ela.
ESTUDANTE
Embora seja profissional de futebol, Adu sonha concluir um curso superior, “para dar mais uma alegria” à mãe, diz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt