João Sousa faz história e alcança final do Estoril Open
Vimaranense na sua primeira final ATP World Tour em Portugal.
João Sousa, número um do ténis português, fez história este sábado ao apurar-se pela primeira vez na carreira para uma final do ATP World Tour em Portugal.
O vimaranense, número 68 da classificação mundial, garantiu acesso à final do Millennium Estoril Open ao derrotar o jovem promissor grego Stefanos Tsitsipas, 44.º do mundo, pelos parciais de 6-4, 1-6 e 7-6(4), num encontro que contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa nas bancadas.
Oito anos depois, Portugal volta a ter um jogador na final de uma prova portuguesa do ATP World Tour. Frederico Gil foi o único português a atingir uma final ATP em solo luso, em 2010, quando o torneio era ainda disputado no Jamor.
Na final deste domingo, João Sousa tem pela frente o vencedor do confronto entre o espanhol Pablo Carreño Busta, segundo cabeça de série e campeão em título, e o jovem norte-americano Frances Tiafoe.
João Sousa assume "orgulho enorme" pela final "em casa"
"É sem dúvida especial por ser em casa, estou contente com o nível a que me exibi hoje e com esta vitória. É um orgulho enorme poder estar nesta final e ver que as pessoas desfrutaram do meu jogo", afirmou o tenista, na conferência de imprensa após o triunfo em três 'sets' na meia-final.
Esta já será a 10.ª final da carreira para o jogador natural de Guimarães, de 29 anos. Nas nove finais anteriores apenas conseguiu sair vencedor em Kuala Lumpur, em 2013, e Valência, em 2015. Apesar de reconhecer o balanço pouco positivo, o número um nacional e 68.º do mundo assegurou que vai preparar o encontro deste domingo da mesma forma.
"Na minha cabeça e na da minha equipa é mais uma final. Vamos encarar a final da mesma maneira que as outras. Infelizmente, o balanço não é assim tão positivo, mas a cada encontro tenho vindo a jogar melhor e melhor, por isso, espero que possa jogar melhor amanhã", declarou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt