Jogadores recebem 800 €/dia na Selecção
Os futebolistas não prescindem de receber uma pernoita de quase dois ordenados mínimos.
Dezanove mil euros por dia gasta a Federação Portuguesa de Futebol com os 24 seleccionados de Carlos Queiroz, que se encontram em estágio na Covilhã. Este valor provém da diária de 800 euros [o ordenado mínimo é de 475 euros] que cada jogador recebe pela participação na campanha do Mundial 2010, e não inclui a diária do staff de apoio, que visa a equipa médica, assessores e seguranças.
O prémio monetário atribuído aos seleccionados representa também um acréscimo de 50 euros em relação ao montante que foi pago aos jogadores que participaram no Euro’ 2008, realizado na Suíça e na Áustria.
Em média, cada jogador irá embolsar 14,4 mil euros pelos 18 dias passados na Covilhã, elevando-se a verba a pagar pela FPF a 342 mil euros. Os últimos atletas a integrar o estágio na Covilhã vão receber menos – casos de Simão, Tiago, Ronaldo, entre outros. O CM apurou também que esta política irá manter-se inalterável na África do Sul, onde a comitiva portuguesa é esperada na manhã de 6 de Junho. No país de Mandela, a Selecção tem garantido um mínimo de 20 dias, entre o momento da chegada a Joanesburgo e o último jogo da fase de grupos, com o Brasil, a 25 de Junho em Durban. Nesse período, cada um dos jogadores vai receber mais 16 mil euros, totalizando 30,4 mil euros. Para a Federação, será mais um encargo de 380 mil euros.
Contas feitas, o organismo dirigido por Gilberto Madaíl vai gastar, só em pernoitas, 720 mil euros com a Selecção que vai participar no seu 3º Mundial consecutivo. Desde o Euro’ 1996 que Portugal só falhou o Mundial ‘98 (França).
Ao contrário do que sucedeu com Scolari, em Viseu, no estágio de preparação para o Euro’ 2008, em que foi visível uma guerra de empresários no descontentamento manifestado por alguns jogadores, o CM sabe que a definição do prémio monetário foi bem mais tranquila desta feita. Os capitães de equipa, Cristiano Ronaldo, Simão e Ricardo Carvalho, foram os primeiros a ser ouvidos e, uma vez dada a luz verde, também da parte dos restantes seleccionados não houve contestação.
O CM sabe que Madaíl e Queiroz pediram sigilo aos 24 jogadores na questão dos prémios a distribuir, procurando evitar, justamente, que se repitam episódios como os que precederam a participação da selecção nacional no Euro’ 2008.
PROGRAMA
Hoje
10h30 - Treino fechado ao público e à Comunicação Social, no Complexo Desportivo da Covilhã
16h15 - Conferência de imprensa com a presença de um jogador, na Covilhã
17h00 - Treino fechado ao público e à Comunicação Social, no Complexo Desportivo da Covilhã
TIAGO RECUPERA E VAI AO MUNDIAL DA ÁFRICA DO SUL
Afinal a lesão muscular que Tiago contraiu no jogo com Cabo Verde (0-0) não é tão grave como se previa e o médio vai recuperar para o Mundial. O jogador do Atl. Madrid fez ontem uma ressonância magnética que não detectou nada de grave na coxa esquerda. Tiago pôde assim respirar de alívio, tal como Carlos Queiroz, que não escondeu a sua satisfação. 'Tiago é um jogador importante, ficamos satisfeitos pela boa notícia. Agora vai ser reavaliado e dentro de dois, três dias será reintegrado', disse o seleccionador.
RICARDO COSTA: FICAR
O central disse ontem, no regresso após a folga, que vai trabalhar 'para merecer a confiança do seleccionador'. Espero ficar no grupo', afirmou Ricardo Costa
PEPE: QUASE EM PLENO
Pepe fez corrida e alongamento com os companheiros. Depois treinou remates de longa distância e integrou a peladinha. O central regista francas melhoras
MULTIDÃO: TREINO
Os jogadores foram recebidos por um banho de multidão na Guarda, o que ainda não aconteceu na Covilhã. Ontem, os adeptos estiveram junto do autocarro
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt