JUIZ PEDRO PROENÇA É SÓCIO DO BENFICA

O árbitro Pedro Proença, juiz que apitará o ‘derby’ na Luz, é associado do Benfica desde os tempos de criança e a sua filiação clubística é, aliás, conhecida por aqueles que com ele privam de perto.

03 de janeiro de 2004 às 00:00
Partilhar

Sem se questionar a qualidade de um árbitro com provas dadas, mesmo no plano internacional, e catalogado como um dos valores seguros da arbitragem nacional, a verdade é que, considerando o actual momento de contestação quanto à influência dos juízes em alguns resultados – e neste aspecto, o Sporting por diversas vezes se manifestou descontente, considerando-se altamente prejudicado (em Moreira de Cónegos, na Madeira, etc) – importa perceber se a nomeação não acabou por eleger uma escolha de alto risco para o próprio juiz.

Apenas e só porque Pedro Proença não está, como qualquer outro juiz, imune ao erro nem às suspeições, não raras vezes infundadas, que os mesmos acarretam e trazem à tona. Mais ainda porque o juiz, eleito o melhor árbitro na época passada, não era nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para apitar encontros da SuperLiga desde o P. Ferreira-Sporting (11.ª jornada) que terminou com duras críticas de ambos os lados ao seu trabalho. Agora, de volta aos grandes palcos e a jogos condizentes com o seu estatuto de internacional, Proença prepara já o regresso a uma ‘casa’ que bem conhece, uma vez que foi ele o juiz a marcar presença na inauguração da ‘Catedral’.

Pub

Aliás, há mesmo, entre os árbitros, quem garanta que Pedro Proença chegou a pensar na compra de um lugar na nova Luz. Estaria a brincar? “Comecei a jogar andebol no Sporting, fui campeão no Benfica. São dois clubes por quem tenho grande simpatia. Se sou ou não sócio, parece-me irrelevante. Espero é que seja um grande espectáculo”, disse, ao CM, Pedro Proença.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar