Mané Garrincha vira mistério

Ninguém sabe onde estão os restos mortais da ‘Alegria do Povo’.

02 de junho de 2017 às 08:47
Família de Garrincha está transtornada Foto: EPA
Família de Garrincha está transtornada Foto: EPA
A campa de Mané Garrincha Foto: Getty Images
Garrincha ganhou dois título mundiais pelo Brasil e foi, com Pelé, uma das figuras maiores do escrete Foto: Getty Images

1/4

Partilhar

Mané Garrincha, o ‘Anjo das Pernas Tortas’, foi um dos maiores futebolistas de todos os tempos. Morreu há 34 anos. Mas ninguém sabe onde estão os seus restos mortais.

O craque brasileiro foi sepultado em 1983 num jazigo da família, num cemitério do Rio de Janeiro, mas o corpo foi depois exumado para que se pudesse enterrar outro familiar no local. As ossadas deveriam ter sido guardadas num nicho do cemitério mas não há qualquer documento que mostre esse registo e a família não recebeu qualquer certificado.

Pub

A descoberta foi feita por acaso quando o prefeito de Magé, cidade onde Garrincha nasceu, quis prestar mais uma homenagem ao homem também conhecido por ‘Alegria do Povo’. Tentando encontrar o local exato da sepultura, depressa percebeu que era completamente desconhecido.

O prefeito quer agora exumar vários corpos daquele cemitério e fazer testes de ADN para tentar perceber se algum deles é do antigo jogador. Em 1985, o antigo prefeito de Magé tinha ordenado a construção de um mausoléu para Garrincha, mas a família opôs-se à trasladação. 

Pub

SAIBA MAIS

15

irmãos. Manuel Francisco dos Santos (Mané Garrincha) nasceu em 1933 na cidade de Magé (estado do Rio de Janeiro) no seio de uma família humilde. Tinha 15 irmãos e uma habilidade inata para jogar futebol.

Pub

1958 e 1962

É por muitos considerado o maior driblador da história do futebol. Foi um dos principais obreiros da conquista pelo Brasil dos Mundiais de 1958 e, principalmente, de 1962, quando Pelé se lesionou logo no segundo encontro, não jogando mais nessa competição.

Morte prematura

Pub

Conhecido pelas alcunhas de ‘Anjo das Pernas Tortas’ e ‘Alegria do Povo’, Garrincha morreu com 49 anos, em consequência do alcoolismo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar