Messi depõe quinta-feira no julgamento por fraude fiscal
Jogador argentino é acusado de esconder 4 milhões ao Fisco.
Leonel Messi vai depor esta quinta-feira no julgamento em que o astro argentino e o seu pai, Jorge Horacio Messi, são acusados de três delitos de fraude fiscal. O ministério público pede uma pena de 22 meses de prisão para ambos, por, alegadamente, terem omitido contratos de direito de imagem do jogador ao Fisco espanhol. A acusação diz que prejudicaram o estado em pelo menos quatro milhões de euros.
O julgamento arrancou esta segunda-feira na Audiência de Barcelona, sem a presença do capitão argentino nem do seu pai. Mas a radio Cope avança que Messi já está em Barcelona, depois de ter abandonado o estágio de preparação da seleção da Argentina para a Copa América. O jogador deverá depor, tal como o seu pai, na sessão desta quinta-feira.
A imprensa catalã diz que o mais provável é que Messi mantenha em tribunal o que disse na fase de inquérito - em que defendeu que os contratos que faz são da exclusiva responsabilidade do pai e que não estava a par das operações financeiras que o Fisco diz serem ilegais.
Em causa estão contratos fictícios com empresas sedeadas em paraísos fiscais (lembre-se que Messi aparece referido no caso dos Papéis do Panamá), celebrados entre 2007 e 2009, para desviar receitas que pudessem ser tributadas em Espanha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt