MUNDIAL2002: PORTUGAL-POLÓNIA, 4-0
Portugal goleou hoje a Polónia, por quatro bolas a zero, no segundo jogo da segunda ronda do Grupo D da fase final do Campeonato do Mundo de Futebol. Um resultado que permite aos portugueses continuar a sonhar com o apuramento para os oitavos-de-final e afasta os polacos da fase seguinte.
A jogar com o seu esquema táctico habitual, com dois trincos à frente da defesa, a selecção das quinas recuperou as características que tanta falta lhe fizeram no jogo inaugural com os EUA, em que averbou uma surpreendente derrota por 2-3, e partiu para uma vitória concludente frente à Polónia.
Após algumas hesitações e dificuldades iniciais, em que os polacos se mostraram mais perigosos, Portugal começou a assumir o domínio do jogo, com Pauleta a semear o pânico na defesa contrária. Aos 14 minutos, o avançado açoriano inaugurou o marcador, após uma grande abertura de João Pinto, para o lado esquerdo.
Debaixo de chuva intensa, e após a obtenção do golo português, a Polónia reagiu e subiu no terreno, enquanto Portugal foi recuando para o seu meio-campo, acabando por sofrer alguns riscos. Apesar de tudo, a defesa manteve-se bastante coesa e foi controlando os acontecimentos.
No reatamento, a perder por um golo de diferença, a Polónia tentou chegar ao empate. Os adeptos portugueses ainda sofreram um calafrio, quando a bola entrou na baliza de Vítor Baía, aos 58 minutos, mas o árbitro já tinha interrompido o encontro, devido a uma falta sobre o guarda-redes português.
Aproveitando o adiantamento no terreno da equipa polaca, Portugal tirou partido do contra-ataque, para chegar ao segundo golo, aos 65 minutos, numa excelente jogada protagonizada por Rui Costa, Petit, Figo e Pauleta, com o melhor marcador do campeonato francês a atirar a contar.
O mesmo Pauleta marcou, também, o terceiro golo português, aos 77 minutos, após um excelente passe de Rui Costa, assinando um “hat-trick” no jogo e entrando de rompante na lista dos melhores marcadores deste Mundial. Até ao final, o açoriano ainda dispôs de mais uma excelente oportunidade para voltar a marcar, mas rematou às redes laterais.
Portugal haveria de chegar ao quarto golo, aos 87 minutos, desta feita assinado por Rui Costa, que apareceu na área polaca, a emendar da melhor maneira um centro de Capucho, da direita. O mesmo Rui Costa esteve perto de fazer o cinco a zero, no último minuto, quando, após contornar o guarda-redes Dudek, rematou fraco permitindo a um defesa contrário salvar em cima da linha de golo.
Árbitro: Hugh Dallas (Escócia)
Local: Estádio de Jeonju (Coreia do Sul)
Assistência: 31.000
PORTUGAL
Vítor Baía
Jorge Costa (cartão amarelo, 27m)
Fernando Couto
Luís Figo
João Pinto (Rui Costa, 60m; golo, 87m)
Pauleta (golos, aos 14, 65 e 77m)
Sérgio Conceição (Nuno Capucho, 69m)
Paulo Bento
Nuno Frechaut (cartão amarelo, 25m; Beto, 64m)
Petit
Rui Jorge (cartão amarelo, 31m)
Seleccionador: António Oliveira
POLÓNIA
Jerzy Dudek
Michal Zewlakow (Tomasz Rzasa, 71m)
Tomasz Hajto
Piotr Swierczewski (cartão amarelo, 21m)
Pawel Kryszalowicz
Radoslav Kaluzny (Arkadiusz Bak, 16m; cartão amarelo, 39m)
Emmanuel Olisadebe
Tomasz Waldoch
Jacek Krynowek
Maciej Zurawski (Marcin Zewlakow, 56m)
Marek Kozminski
Seleccionador: Jerzy Engel
RESULTADOS
Portugal-Polónia, 4-0
Coreia do Sul-EUA, 1-1
EUA-Portugal, 3-2
Coreia do Sul-Polónia, 2-0
CLASSIFICAÇÃO
1.º, Coreia do Sul – 4 pontos
2.º, EUA – 4
3.º, Portugal – 3
4.º, Polónia – 0
PRÓXIMOS JOGOS
Portugal-Coreia do Sul, 14 Junho, sexta-feira, 12h30
EUA-Polónia, 14 Junho, sexta-feira, 12h30
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt