O clima no futebol português, as eleições no Benfica e o sentimento de jogar pela Seleção: o que disse Cancelo

Lateral está de regresso aos convocados de Roberto Martínez

11 de novembro de 2025 às 18:32
João Cancelo Foto: José Gageiro/Movephoto
Partilhar

De regresso aos convocados de Roberto Martínez, João Cancelo foi o jogador escolhido para falar esta terça-feira com os jornalistas sobre os jogos com Irlanda e Arménia, de apuramento para o Mundial'2026

Expectativas para este jogo. Será o primeiro da lista para ocupar o lugar de Nuno Mendes? "Expectativa é sempre a mesma, ganhar. Portugal tem de estar sempre pronto para sair com a vitória, somos uma das melhores do Mundo. Objetivo passa por conquistar os 3 pontos e sair com a qualificação. Não sei se jogarei a titular, mas o que tento é dar sempre é a minha dedicação, força de vontade. Vou fazer sempre de tudo para ajudar a equipa a concretizar os objetivos". 

Pub

Pensa regressar ao futebol europeu? Gostava de regressar ao Benfica? Olhando para o leque de jogadores, acha que é o grupo mais forte onde está inserido? "Sonho voltar à Europa, tenho contrato com o Al Hilal, mas estou sempre aberto. Só o futuro dirá. Acho que sim. É sem dúvida o grupo mais forte em que trabalhei, temos jogadores incríveis em todas posições, há muita competitividade, o que é bom. O ambiente é fantástico, principalmente fora do campo é muito bom e isso está a refletir-se nos resultados". 

Esteve de fora devido a lesão, do lado de fora esperava tantas dificuldades perante a Irlanda e a Hungria? Espera regressar para o Benfica? "Sonho de voltar ao Benfica tenho sempre, depende de como vai ser o futuro. Vou ter sempre o sonho, foi o clube que me formou, teve uma parte importante no meu progresso. O meu desejo é sempre grande. Nesta altura é óbvio que estava à espera que estivéssemos apurados, nos últimos 25 minutos do jogo com a Hungria não estivemos tão bem. Esperamos dar já uma resposta contra a Irlanda e mostrar o porquê de sermos os favoritos". 

No início do ano disse que se vencesse o Mundial deixava a Seleção. E se não vencer? "Acho que é sonho de qualquer jogador. Entre ganhar uma Champions e um Mundial preferia ganhar um Mundial. Deixaria a Seleção porque acabar em grande é sempre melhor. Se não o ganhar vou tentar mais vezes até conseguir ganhar". 

Pub

Portugal tem 11 golos marcados e 10 vieram de jogadores que estão na Arábia. Como olha para isso? Ronaldo disse que o campeonato saudita entra no top 5. Concorda? É bom sinal, de que vai cada vez mais qualidade. Desde o ano passado melhorou bastante, acho que é o objetivo do país, melhorar o nível do campeonato. Top 5? Ainda não joguei na liga francesa, mas a Premier League continua a ser a melhor. O italiano está a voltar aos tempos de antes. Também já joguei na alemã e é um nível alto. Não sei dizer, mas o nível está muito melhor". 

Sente mais a camisola da Seleção do que no início? Está triste com o clima que se vive por cá? "Engloba tudo um pouco, o meu sonho era representar a Seleção. Estou a cumprir o sonho dos meus amigos, estou a representar a minha família. É por causa disso que sinto tanto jogar pela Seleção. Em relação ao que se vive, não fico contente porque o futebol tem de se jogar dentro do campo. É um desporto tão bonito para que as pessoas vejam a parte que se faz dentro do campo...".

Sente-se em forma? "Sinto-me muito em forma. Já estou a treinar há duas semanas com a equipa. Sinto-me muito bem. Tive estas adversidades... é da idade... estou a tentar que não volte a acontecer, para estar bem para ajudar o meu clube e a Seleção".

Pub

Em jogos oficiais, Portugal nunca ganhar na Irlanda. Comentário sobre as eleições do Benfica: "Não sabia que Portugal nunca tinha ganhado, que acabemos com a maldição. Eleições? Quero é que o Benfica ganhe. Se os adeptos assim o quiserem, acho que foi a melhor opção. Sou benfiquista, o que quero é o melhor para o clube". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar