Obras paradas há mais de um mês
Em Janeiro de 2000 Vale e Azevedo lançou a primeira pedra do centro de estágio do Seixal. Passaram cinco anos e finalmente já se vê um esboço de bancadas, mas as obras estão paradas. Vieira prometeu a conclusão para Setembro. Será que é desta?
Tudo parado, sem máquinas nem trabalhadores e muitos montes de terra remexida. Este é o estado em que se encontram as obras do Centro de Estágio do Benfica, situado no Seixal, cujos trabalhos estão parados há mais de um mês. Ainda assim, está previsto que nas próximas semanas a obra volte à actividade de forma a que o último prazo revelado há dias pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, se concretize, ou seja, Setembro.
Por várias vezes, as datas previstas para a conclusão da obra não foram cumpridas, mas desta vez todos acreditam que a nova estrutura do Benfica esteja terminada ainda este ano.
O Correio da Manhã visitou as obras esta semana e deparou-se com um cenário desolador numa obra que está parada desde o início de Dezembro passado, altura em que terminou a primeira fase da construção do empreendimento, então entregue à Somague. Agora segue-se a segunda e última etapa que será entregue a uma outra empresa de construção civil, a Britalar, sediada em Braga.
Para já, de pé está apenas a estrutura de uma bancada e uma parte de terreno preparado para o arrelvamento daquele que será o campo número um do centro de estágio. Da estrutura hoteleira, onde os jogadores ficarão instalados nos dias de estágio, nem sinal.
Vêem-se muitos montes de areia, um acesso principal ainda numa fase inicial de construção e nota-se que foram feitas as terraplenagens. De resto tudo está por fazer, num cenário que deixa adivinhar que a conclusão da estrutura possa estender-se para além de Setembro.
Aliás, fonte que acompanhou o início dos trabalhos afirmou ao CM que para que o projecto seja concluído na sua totalidade será necessário cerca de um ano.
Uma das características do terreno e que será aproveitada no projecto serão os declives, pequenos montes e vales que farão com que os cinco campos relvados estejam em diferentes níveis. Mas neste aspecto pouco está feito.
No projecto, prevê--se que o campo número 4 será aquele que ficará num plano mais elevado, precisamente 15 metros acima da linha de água, num complexo situado à beira do Rio Tejo e com muitos espaços verdes.
Os adeptos desesperam e a equipa de futebol teima em não ter um local próprio para treinar, andando sistematicamente com a casa às costas. Um cenário que se espera que termine em Setembro.
PRAZOS NÃO CUMPRIDOS
O Centro de Estágio do Benfica já conheceu vários prazos para a sua conclusão. A primeira pedra foi lançada por Vale e Azevedo em Janeiro de 2000. Seguiram-se uma série de problemas burocráticos que atrasaram o licenciamento da obra. Em Novembro de 2001, já com Manuel Vilarinho, o Governo viabiliza a construção. Mas problemas de ordem financeira foram adiando sucessivamente o início das obras. Só em Junho de 2003 arrancam os primeiros trabalhos e é apontada a data de Junho de 2004 para a conclusão, com o objectivo de a equipa realizar o estágio de pré--época na nova estrutura. O prazo volta a não ser cumprido e a nova meta para o fim das obras passa a ser Dezembro de 2004.
Novamente os prazos derrapam e as obras param durante alguns meses. As últimas promessas de Luís Filipe Vieira vão no sentido do centro estar pronto em Setembro deste ano.
"TRABALHOS SERÃO RETOMADOS EM BREVE"
Mário Dias, vice-presidente do Benfica para o património, diz que as obras pararam apenas porque terminou a primeira fase das mesmas. E deixa uma garantia...
Correio da Manhã – As obras do centro de estágio estão paradas há mais de um mês. Houve algum problema?
Mário Dias – Não, o que aconteceu foi que em Dezembro terminou a primeira fase da obra e agora entrámos na próxima etapa, cujos trabalhos deverão iniciar-se muito em breve. Agora estamos na fase de adjudicação e está a ser tratada a parte burocrática.
E quando é que de facto vão ser retomados os trabalhos?
Neste momento já está feito o contrato de adjudicação, que deverá ser formalizado no decorrer da próxima semana. Assim que tudo estiver assinado, a obra recomeça de imediato. É só montar o estaleiro e começa-se a trabalhar a todo o gás.
Mas já não será a Somague a ficar responsável pela obra, mas sim a Britalar. Passou-se algo de anormal?
O que aconteceu foi que houve um pedido de propostas para a segunda fase da obra e a que mais agradou ao Benfica foi a da Britalar. Está tudo bem com a Somague, com quem continuamos a ter excelentes relações e certamente que voltaremos a cruzar-nos no futuro. Todos sabemos o quanto a Somague foi importante na construção do Estádio da Luz.
E o novo prazo anunciado pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, será cumprido?
Sim, em Setembro tudo estará pronto e o centro de estágio será com certeza inaugurado. Se houver alguma coisa por terminar serão apenas alguns acabamentos e pequenos pormenores.
Mas a equipa poderá treinar no centro de estágio antes da conclusão do mesmo?
O objectivo é esse. A única estrutura que existe neste momento é precisamente a daquele que será o campo número um. Em Julho esse campo e essa bancada estarão operacionais, com balneários e bares. A partir dessa altura a equipa já poderá treinar lá, pois a vedação em torno do empreendimento também estará concluída. Depois em Setembro, será com certeza inaugurada toda a estrutura.
CÂMARA NA EXPECTATIVA
Com o adiamento sucessivo dos prazos da conclusão do Centro de Estágio, a Câmara Municipal do Seixal, que cedeu os terrenos ao Benfica na sequência de um protocolo celebrado entre as partes, está na expectativa.
O presidente da autarquia, Alfredo Monteiro, desdramatiza os sucessivos atrasos. "Tenho acompanhado todo o processo de perto e estou em contacto com os dirigentes do Benfica. Gostava que o centro de estágio já estivesse concluído, pois isso só beneficiaria o nosso concelho, mas se não está é porque o clube ainda não pôde", afirmou, acreditando que o novo prazo será cumprido. "Estou convicto de que este calendário anunciado pelo presidente Luís Filipe Vieira será cumprido e em Setembro a equipa do Benfica estará no Seixal."
CINCO CAMPOS RELVADOS
A área do centro de estágio é de 150 mil metros quadrados. A estrutura terá cinco campos de futebol, mais um de características especiais para treino específico de guarda-redes.
Haverá também uma estrutura hoteleira de apoio, com espaços de lazer para os jogadores, para acolher a equipa principal durante os estágios. Aí ficarão também instalados em permanência os escalões de formação.
Dois dos campos terão direito a iluminação própria e o principal estará à disposição dos utentes sem perturbar as equipas que estiverem em estágio. A bancada do campo principal terá capacidade para 1500 pessoas, bilheteiras, casas de banho, bares e haverá uma segunda entrada exclusivamente destinada aos utentes deste relvado.
ACADEMIA RENTÁVEL
A Academia do Sporting, em Alcochete, recebe diariamente todas as equipas do clube de Alvalade. A estrutura é o pólo de trabalho de todo o futebol 'leonino' e dispõe ainda de instalações para alugar, o que ajuda a rendibilizar o espaço.
No início do próximo mês os russos do Dínamo de Moscovo estarão a estagiar durante alguns dias na Academia, utilizada também pela selecção portuguesa no Euro'2004. O Centro de Estágio dos 'leões' dispõe de cinco campos de futebol com relva natural e um campo com piso sintético.
O campo principal tem uma bancada com capacidade para mil espectadores. A Academia possui ainda uma estrutura hoteleira onde as equipas ficam hospedadas e está servida por ginásios com a mais moderna aparelhagem para manutenção e desenvolvimento da forma física, tanques de hidromassagem com jacuzzi, salas de massagem e centro médico.
À ESPERA DO HOTEL
O Centro de Estágio do FC Porto, situado em Gaia, além de quatro campos relvados, um dos quais equipado com uma bancada com capacidade para cerca de 5000 espectadores, tem à sua disposição um relvado artificial, certificado pela FIFA.
Esta certificação é única na península Ibérica e só outros cinco campos do género na Europa a têm. Este equipamento permitirá uma utilização de 7-9 horas por dia, ao contrário dos relvados normais. O Centro está dividido em três grandes blocos, um para a equipa principal, outro para a equipa 'B' e um terceiro para o futebol jovem. Está ainda planeada a construção de um hotel, que servirá as equipas do FC Porto para a realização dos estágios.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt