Onda na Nazaré dá prémio de maior onda do ano e record mundial a Rodrigo Koxa
Onda surfada ultrapassa em 61 centímetros o recorde de Garrett McNamara de 2011.
O surfista brasileiro Rodrigo Koxa conquistou o recorde mundial para a maior onda surfada, na Praia do Norte, na Nazaré, em novembro de 2017, segundo os prémios de ondas gigantes atribuídos pela Liga Mundial de Surf (WSL), este domingo anunciados.
Eram dez as ondas surfadas na Nazaré que estavam nomeadas para as várias categorias dos prémios de ondas gigantes, entre 30 candidatas.
61 centímetros a mais
Rodrigo Koxa bateu o recorde de maior onda surfada, superando em 61 centímetros o anterior registo do havaiano Garrett McNamara, de acordo com a Liga Mundial de Surf (WSL).
Na gala de atribuição dos prémios de ondas gigantes (XXL), Koxa venceu o prémio para a maior do ano, com a onda surfada a oito de novembro de 2017, que o painel calculou ter 24,38 metros de altura, mais 61 centímetros do que o anterior máximo, de 23,77 metros, também na Nazaré e que estava na posse de McNamara.
De acordo com a WSL, o registo de Koxa passa a integrar o livro dos recordes do Guinness, substituíndo o anterior, que remontava a um de novembro de 2011.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt