Proposta de 40 mil euros na origem da mudança
Augusto Inácio rumou para a Grécia e fixou contrato com o Ionikus até ao final da época de 2008. O técnico apresentou-se ontem em Atenas e já dirigiu o treino da tarde, esperando agora pela presença do adjunto Jacinto João.
O acordo com o emblema grego já estaria concretizado antes do jogo com o Benfica, através dos contactos estabelecidos com o empresário Zen Lucas e a direcção aveirense. No fundo, Inácio melhorou significativamente os seus honorários, já que praticamente quadruplicou os rendimentos que auferia no Beira-Mar. Vai auferir cerca de 40 mil euros por mês. “Não podíamos inviabilizar esta proposta endereçada ao Inácio, já que também retiramos contrapartidas financeiras, através transferências de jogadores que serão feitas à posteriori”, disse Artur Filipe, presidente da colectividade.
Enaltecendo o trabalho realizado pelo técnico, o responsável aveirense acrescentou que a estabilidade do Beira-Mar não será posta em causa. “O treinador que vier dar continuidade ao trabalho realizado encontrará um plantel de qualidade e que lhe dará garantias de manter o clube na Liga. Esta é de resto uma situação comum à maior parte das equipas que a meio da temporada se sujeitam a alterações do plantel e do comando técnico”, frisou Artur Filipe.
Os jogadores do Beira-Mar desconheciam por completo a situação que os esperava no regresso à semana de trabalhos. A informação oficial que circulava era que o técnico estaria doente, mas as notícias da manhã já indiciavam o veredicto. Artur Filipe e o responsável pelo departamento de futebol, José Cachide, deslocaram-se ao balneário e explicaram as razões da ausência do técnico e a confirmação da expiração do seu vínculo contratual. “Explicámos aos atletas que a saída de Inácio não vai de forma alguma alterar o quotidiano e o respectivo planeamento de treinos traçados. Eles compreenderam a situação e acreditamos que de ora em diante tenham o mesmo desempenho e dedicação ao clube”, afirmou Cachide.
Numa análise à situação crítica que o Beira-Mar atravessa, nomeadamente em relação ao facto de ter a defesa mais batida do campeonato, Cachide sustenta que é chegada a hora de responder com vitórias a jogos supostamente mais fáceis de enfrentar. “Vamos jogar com o Setúbal e depois com a Académica, equipas que são do nosso campeonato. Recorde-se que já ultrapassámos o ciclo difícil dos confrontos com o FC Porto, Sporting e Benfica. Os indicadores que deixámos é que temos uma equipa coesa e determinada. Basta portanto manter esse mesmo espírito para gerarmos o clima de confiança que passa unicamente pela manutenção”, reiterou José Cachide.
Inácio foi o suporte da subida, mas não deixou de ser alvo de alguma contestação por parte da massa associativa. A derrota em casa frente ao Braga valeu-lhe algumas críticas. Depois registou uma boa exibição na Madeira e consolidou outra frente ao Sporting.
Entre constantes aclamações e assobios, Augusto Inácio abandona o Beira-Mar numa fase complicada.
Augusto Soares Inácio nasceu em Lisboa a 1 de Fevereiro de 1955. Representou o Sporting e o FC Porto, foi internacional por 25 vezes e iniciou a carreira de treinador como adjunto de Bobby Robson. Treinou o Rio Ave, Felgueiras, Chaves, Marítimo, Guimarães, Belenenses e uma equipa do Qatar. Campeão nacional pelo Sporting em 1999/2000, assumiu o comando do Beira-Mar em Fevereiro de 2005 para tentar salvara equipa da descida. Trabalhou gratuitamente e conseguiu na época seguinte o título de campeão da Liga de Honra.
VÍTOR PONTES COMO FAVORITO
A direcção do Beira-Mar deverá apresentar ainda hoje o nome do novo técnico. O nome mais falado é o de Vítor Pontes mas há também uma lista infindável de candidatos ao lugar. António Sousa é o mais desejado pela massa associativa, já que esteve durante oito anos à frente dos destinos do futebol aveirense e é praticamente o homem que mais conhece os cantos à casa. Todavia, Sousa regista um certo desgaste e o mais provável é a aposta num treinador jovem e ambicioso. José Carlos Pereira é outro treinador que se perfila, pelo bom trabalho que fez na Académica. Todas estas hipóteses são de considerar, tanto mais que o Beira-Mar prepara pelo menos mais cinco reforços para Janeiro. De considerar também que o acordo da transferência de Augusto Inácio para o Ionikus prevê o acompanhamento de dois jogadores. Tininho e Marco são os nomes mais referenciados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt